A preocupação durante o fechando da tabela e do regulamento oficiais do Campeonato Estadual 2016 era a situação de cinco clubes dos 12 que estão aptos a disputar a competição. Comercial, Operário, Itaporã, Corumbaense e Sete de Dourados não haviam, até esta terça-feira (15) apresentado a Certidão Negativa de Débitos, documento imprescindível para confirmar a vaga de acordo com a nova legislação. A opção chegou a ser o adiamento do campeonato, mas a possibilidade de um novo prazo dado pelo ProFut pode evitar que isso aconteça.
Nesta quarta, o presidente do Sete de Dourados, Alex Lima, enviou a CND ao vice-presidente e coordenador de competições da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), Marcos Tavares, e garantiu a participação do clube da competição, independente do adiamento ou não. De acordo com a direção do clube, o Sete não aderiu ao ProFut, o que era facultativo, por não ter dívidas com a União.
Cumprida essa exigência, o Sete é o oitavo time a estar com tudo em dia para a disputa. Águia Negra, Naviraiense, Ivinhema, Novoperário, Serc, Costa Rica e Misto estavam regulares.
Caso o adiamento do ProFut não se confirme e Operário, Comercial, Corumbaense ou Itaporã não consigam se regularizar, a lista de equipes que entram na Série A também sofreu baixas. Os primeiros da lista, Aquidauanense, Maracaju e Campo Grande, manifestaram o desejo de não jogar a primeira divisão em 2016. Assim, os próximos são a Pontaporanense e o Urso de Mundo Novo que, inclusive, já enviaram oficio à Federação se colocando à disposição. Guaicurus e União também estão aptos e poderiam ser chamados.
Contratações
Com a situação burocrática resolvida, a diretoria do Sete segue trabalhando na montagem do elenco para 2016. Nesta semana, mais quatro jogadores foram confirmados. O mais conhecido do torcedor sul-mato-grossense é o lateral Altino, campeão estadual em 2012 pelo Águia Negra, mas que já defendeu outros clubes como o Naviraiense e Serc. Ele estava no Metropolitano-SC, onde jogou o Campeonato Catarinense e a Série D do Campeonato Brasileiro.
Com ele chegam também o volante Péu, ex-Naviraiense e Aquidauanense, o atacante Conrado, vindo do Crac-GO e com passagens pelos paulistas Botafogo, Inter de Limeira e União Barbarense, e o meia Dio, que defendeu o Águia Negra em 2013 e que tem carreira internacional consolidada, principalmente no futebol africano, onde defendeu clubes da Tunísia e Marrocos. É constantemente chamado para defender a Seleção de Guiné Equatorial, país que tem cidadania. jogando inclusive nas Eliminatórias para Copa do Mundo de 2014.