Notícias de Dourados e MS | Capital News

Quinta-feira, 08 de Novembro de 2018, 17h:57

Dourados recebe Festival de Graffiti nesta sexta

Além dos graffites, haverá a oficina Cores de Gentileza, que faz parte do projeto Oficinas Culturais da UFGD

Leonardo Barbosa
Capital News

Divulgação

Dourados recebe Festival de Graffiti nesta sexta

O festival busca informar e conscientizar a comunidade douradense de que grafite é uma expressão artística

A segunda edição do Festival de Graffiti começa nesta sexta-feira (9) com a oficina de ‘stencil’ e a preparação dos muros da Moradia Estudantil da UFGD e prossegue no sábado com atividades culturais durante o dia todo. A Moradia está localizada na Rua João Ayres da Silva, 714, no Jardim Florida.

 

A oficina de stencil será ministrada por Fernando SenKapuz, das 14h às 17h, na Unidade 1 da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso). As vagas são limitadas (20 vagas) e a inscrição é R$ 20 e R$ 10 (meia) e deve ser realizada até a manhã desta sexta-feira, na Coordenadoria de Cultura (COC). Os participantes não precisam levar nenhum material para a oficina.

 

Já no sábado, Renato Luiz Masson (SP) e Lucas Bernardo da Silva (MS); estarão realizando os grafites nos muros da Moradia Estudantil, a partir das 8h. Eles foram selecionados por meio do edital que demandava propostas com o tema “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 04 da ONU: Educação de Qualidade”. Os títulos das obras que eles farão são: “Balões do conhecimento” (Renato Luiz Masson) e “Leitura abre a mente ‘Educação liberta’” (Lucas Bernardo da Silva).

 

Além dos graffites, haverá a oficina Cores de Gentileza, que faz parte do projeto Oficinas Culturais da UFGD, com alunos das escolas estaduais Rita Angelina Barbosa Silveira e Presidente Vargas.

 

Também no sábado, com início às 13h, haverá uma intensa programação cultural, com DJ Danilo, DJ Junex, Jean Ribeiro, Street Dance (AAGF Crew), Sismo 9.5, Open Mic Slam Dourados, Batalha de Rima e Game of Skate.

 

Já à noite serão realizados dois shows, o primeiro do grupo de rap indígena Brô MC's, às 18h, e o segundo com a banda de rock The Luganos, às 19h.

 

O Festival de Graffiti é uma realização da Coordenadoria de Cultura (COC/PROEX/UFGD) em parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROAE/UFGD). 

 

No ano passado, foram grafitados os muros da Unidade 1 da UFGD e em 2019 o planejamento é que a Unidade 2 seja grafitada. Nesta segunda edição, a Moradia Estudantil foi escolhida devido a sua grande importância na permanência de acadêmicos que vêm para Dourados em busca de estudo de qualidade e por ser parte fundamental dos programas de auxílio aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

 

SOBRE O FESTIVAL

 

O Festival de Graffiti da UFGD é um projeto de extensão da Coordenadoria de Cultura que busca informar e conscientizar a comunidade douradense de que grafite é uma expressão artística, além de aumentar a divulgação desse tipo de trabalho para a comunidade e promover o interesse pela cultura hip-hop. O Festival pretende, ainda, estimular a união entre os grafiteiros e artistas do hip-hop e colorir os muros da Moradia Estudantil da UFGD com obras de grafite tornando-a mais viva e exuberante para a comunidade e turistas, já que são obras que permanecem a longo prazo. A coordenação do projeto é da professora Gicelma Chacarosqui.