Notícias de Dourados e MS | Capital News

Segunda-feira, 03 de Dezembro de 2018, 09h:46

Evento debate manejo de pragas em Mato Grosso do Sul

Evento é destinado a produtores, técnicos da assistência técnica, professores, pesquisadores e estudantes

Flávio Veras
Capital News

Divulgação/Assessoria

ferrugem asiática

Ideia do encontro é demonstrar técnicas para evitar as pragas 

Acontece nessa terça-feira (4) o Fórum Douradense - Manejo de Pragas: gargalos e ações para o seu incremento, em Dourados. O evento é destinado a produtores, técnicos da assistência técnica, professores, pesquisadores e estudantes.

 

Segundo a organizadora da iniciativa, Embrapa Agropecuária Oeste, os interessadas debaterão as principais estratégias de manejo utilizadas para contribuir com a redução do uso de agrotóxicos no controle de pragas nas lavouras de soja.

 

O procurador da República no município de Dourados, Marco Antonio Delfino de Almeida, destaca que o objetivo do evento é demonstrar que é possível produzir extensivamente com menos riscos ao meio ambiente e à saúde da população em geral. “O manejo integrado de pragas é uma técnica ‘ganha-ganha’, ou seja, ganha o produtor rural com um dispêndio menor de recursos na aquisição de agrotóxicos, e ganha a saúde e o meio ambiente, uma vez que você vai ter a utilização de técnicas de controle de pragas que não sejam danosas. É fundamental que haja essa junção de interesses, interesses do produtor, da saúde e do meio ambiente”, finalizou o procurador.

 

Programação

A abertura do evento acontece às 8h, e contará com presença do Chefe Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Lafourcade Asmus; do Procurador da República no município de Dourados, Marco Antônio Delfino de Almeida; do Secretário Municipal de Agricultura Familiar de Dourados, Marcelo Tibúrcio Rezende; além de pesquisadores e professores.

 

Às 8h15, acontece palestra proferida pelo pesquisador da Embrapa Soja, Décio Luiz Gazzoni, que vai falar sobre Soja e Abelhas. Na sequência, o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Crébio José Ávilla apresentará Case de Sucesso sobre o Manejo Integrado de Pragas em Lavouras de Soja (MIP). 

 

Em seguida, logo após o intervalo, a Koppert fará uma apresentação. Ainda pela manhã, Samir Oliveira Kassab, da Legado Pesquisa e Consultoria falará sobre Controle Biológico e Manejo Moderno de Pragas. Para encerrar as atividades matutinas, o professor da UFGD, Fabrício Fagundes Pereira, vai fazer uma apresentação sobre o Plano Estadual de Controle Biológico e, em seguida, acontece uma mesa redonda sobre o tema. 

 

No período da tarde, haverá troca de experiências e debate sobre os temas apresentados, ambos com a finalidade de elaborar um documento sobre os assuntos abordados no evento, visando identificar maneiras de ampliar a adoção do MIP nas lavouras de soja do Sul do Estado do Mato Grosso do Sul.

 

Serviço: O evento acontece no auditório da Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados, na terça-feira, 4 de dezembro, das 7h30 às 16h. Os interessados em participar podem fazer suas inscrições on-line, clicando neste link. https://bit.ly/2BAnIwJ. 

 

Parceiros

 

O Fórum Douradense é uma realização do Ministério Público Federal, da Prefeitura Municipal de Dourados, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e da Embrapa Agropecuária Oeste, além de contar com apoio da Koppert, Legado Pesquisa e Consultoria, Binatural e Lecobiol.