Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 08 de Outubro de 2019, 15:07 - A | A

Terça-feira, 08 de Outubro de 2019, 15h:07 - A | A

CONSCIENTIZAÇÃO

Campanha nacional de Outubro Rosa iniciou em Dourados

Solenidade de abertura aconteceu na Clínica de Atendimento à Mulher

Adriana Ximenes
Capital News

A. Frota

Campanha nacional de Outubro Rosa iniciou em Dourados

Prefeita de Dourados lança Campanha de conscientização ao Outubro Rosa

Na manhã desta terça-feira (8), a prefeita Délia Razuk (PTB) abriu oficialmente a  Campanha Outubro Rosa no município de Dourados, a  solenidade aconteceu na Clínica de Atendimento à Mulher. Autoridades, profissionais da área da saúde e populares acompanharam a abertura da ação que tem contado com extensa programação desde o início do mês no município.

 

A prefeita Délia Razuk agradeceu a todos os profissionais que atuam na saúde da mulher em Dourados, bem como em políticas públicas.“Vocês trabalham, levam amor no que fazem, só tenho a agradecer. Em especial agradeço a secretária de Saúde, Berenice Machado, que está a frente do desafio desta área, que temos sim algumas dificuldades, porém, maior é nosso compromisso de trabalhar pela nossa cidade neste âmbito”, disse

 

A abertura do “Outubro Rosa” seguiu com palestra do fisioterapeuta e residente multiprofissional materno infantil- HU/UFGD- Patrick Jean Barbosa Sales, com o tema “Prevenção do câncer de colo do útero e de mama”.

 

Ele abordou sobre sinais/sintomas das doenças que acometem mulheres, prevenção, diagnóstico e tratamento. O profissional enfatizou sobre a maior chance de cura do câncer de mama (entre 80 e 90% dos casos) com o diagnóstico precoce.

 

A secretária de Saúde Berenice Machado citou que diante de direcionamento da administração municipal, o assunto prevenção de doenças é trabalhada nas unidades de saúde municipais durante todo o ano, sendo que em outubro, são intensificadas para as mulheres com a campanha mundial do “Outubro Rosa”.

 

O evento contou ainda com a apresentação da cantora Izabel Souza e representantes da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres e os vereadores Sérgio Nogueira e Junior Rodrigues participaram da abertura e compartilharam sobre experiências de casos de superação do câncer de mama. 

 

A campanha de Outubro Rosa seguirá com extensa programação no município, para o dia 10, no CAM às 07h30, acontece uma roda de conversa sobre o “autocuidado e autoestima” com as psicólogas Stefanny Silva e Nicolle Maccari Soto.

 

No dia 16, no CAM, às 14h, a jornalista Vanda Laurentino do Instituto de Terapias Holísticas apresentará suas experiências com a Yoga.

 

A programação continua no dia 23 de outubro, a partir das 07h, no CAM, com uma oficina de beleza com limpeza de pele, quick massagem e bate papo com esteticistas sobre micro pigmentação. 

Para dia 24, das 08h e às 14h, no CAM, haverá uma palestra “Nutrição – Cuidados com a Saúde”.

 

Comente esta notícia