Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Sexta-feira, 11 de Outubro de 2019, 16h:54

Culinária sul-mato-grossense

Um pouco da riqueza gastronômica do Estado

Laryssa Maier
Capital News

Divulgação

China suspende temporariamente entrada de carne brasileira no país

..

A pluralidade de culturas enriquece o cardápio gastronômico de Mato Grosso do Sul, terra das carnes acolhida de tradições orientais. Estado a qual exporta toneladas de carnes bovinas, suínas e avícolas. 

 

Os gaúchos trouxeram para o Estado o Churrasco e o chimarrão, o prato preferido do sul-mato-grossense é uma carne assada com arroz e mandioca, acompanhada de uma bebida gelada. Outro hábito dos sulistas e tomar chimarrão, feito com erva-mate e água quente, eles costumam tomar para começar ou findar o dia.

Portal da Educativa

Culinária sul-mato-grossense

Tereré

 

Os paraguaios trouxeram o famoso tereré a qual se toma na guampa, com erva e água, mas tem que ser gelado, ao contrário do mate gaúcho, servido quente, na chaleira. Outros dois costumes ‘importados’ são a chipa e a sopa paraguaia, a chipa é feita de polvilho e queijo, a sopa paraguaia se faz com bastante cebola e fubá.

 

Os orientais habituou o sul-mato-grossense a comer soba, sushi e pastel.  Sushi é um “bolinho” de arroz japonês enrolado com uma alga. No seu interior ele pode ser combinado com peixe, frutos do mar, vegetais, entre outros. Existem vários tipos de sushi, portanto, há vários nomes diferentes, como futomaki e kappamaki. O sobá de Campo Grande sofreu adaptações a partir da receita original do Okinawa Sobá, e adquiriu o status de bem cultural de natureza imaterial, por meio do decreto municipal n° 9.685, de 18 de julho de 2006 e foi tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). O sobá é originalmente feito com macarrão de trigo sarraceno, mas em Campo Grande ele é feito com farinha branca, mais próxima do udon. O pastel é um salgado feito de massa de farinha de trigo, com recheio salgado ou doce, que se frita. 

Mário Bueno/PMCG

Sobá

Sobá

 

As tradições alimentares que vieram do Líbano, vão desde saladas refrescantes, como a fatouche, até receitas com arroz, carnes e grãos. OS mais conhecidos no Estado são as esfirra de carne, uma massa feita de trigo com um recheio de carne temperado com limão. o Kibe também super famoso, aquele bolinho de carne temperado com limão e hortelã, tem que prefira o Quibe cru, ou o tabule, todos são feitos com carne moída. Tem Kafta e inúmeras saladas.