Notícias de Dourados e MS | Capital News

Sábado, 12 de Outubro de 2019, 08h:22

Neste sábado é comemorado o Dia da Padroeira do Brasil

Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no mês de outubro de 1717 em São Paulo

Adriana Ximenes
Capital News

Divulgação

Neste sábado é comemorado o dia da Padroeira do Brasil

Imagem original, encontrada há 301 anos pelos pescadores.

A Santa feita de terracota, conhecida como Nossa Senhora Aparecida tem cerca de 36 centímetros de altura e 2,5 quilos e foi encontrada no mês de outubro de 1717 por três pecadores no Rio Paraíba em São Paulo. 

 

Desde então todo dia 12 de outubro é celebrada o dia padroeira do Brasil com feriado nacional. Como a santa foi "aparecida", a alcunha logo pegou. O episódio foi considerado um milagre e logo outros relacionados à santa foram sendo narrados. De modo que a pequena capela originalmente erguida, em 1745, para abrigá-la passou a atrair mais e mais romeiros, e o local aos poucos se transformou em uma cidade, Aparecida.

 

Historicamente a escolha da data não foi algo aleatório, mas considerada uma decisão simbólica. No dia 12 de outubro de 1942 Cristóvão Colombo aportou no continente americano e também no ano de 1822 do dia 12 dom Pedro 1º acabou aclamado imperador do Brasil.

Divulgação

Neste sábado é comemorado o dia da Padroeira do Brasil

Hoje Aparecida é o principal ponto religioso do Brasil

 

Atualmente o Santuário de Aparecida é o principal ponto de turismo religioso do país. Durante o ano, cerca de 12 milhões de romeiros visitam o Santuário Nacional, os três últimos papas do catolicismo, João Paulo 2º, Bento 16 e Francisco já visitaram o local também. No feriado dedicado à santa, o lugar costuma ser visitado por 200 mil pessoas.

 

Para o Padre Solimário, que se dedica ao sacerdote a 32 anos, Nossa Senhora e as crianças estão muito bem ligadas, pois é a mãe e seus filhos dizendo aos adultos que a humildade e a simplicidade devem estar juntas. E ao mesmo tempo, as crianças foram acolhidas com carinho por Jesus, referindo-se à acolhida que devemos exercer uns para com os outros.

 

Dia das Crianças

 

No dia 12 de outubro de 1923, o Rio de Janeiro, sediou um evento que reuniu estudiosos de infância e políticos de vários países. Era o Congresso Sul-Americano da Criança, cuja pauta discutia questões educacionais, alimentares e de desenvolvimento.

 

Um político notou a comoção provocada pelo tema na época. No ano seguinte, o recém-eleito deputado federal Galdino do Valle Filho (1879-1961) propôs uma lei instituindo, no 12 de outubro, o Dia das Crianças no Brasil.

 

Em 5 de novembro de 1924, o então presidente da República Arthur Bernardes (1875-1955) sancionou o Decreto 4.867. "Artigo único. Fica instituído o dia 12 de outubro para ter lugar, em todo o território nacional, a festa da criança, revogadas as disposições em contrário".