Notícias de Dourados e MS | Capital News

Quarta-feira, 16 de Outubro de 2019, 10h:31

Secretária diz que repasses para Saúde de Dourados estão atrasados

Hospital da Vida atende mais de 30 municípios com déficit mensal de R$ 1,8 milhão

Rogério Vidmantas
Capital News

Assecom

Berenice Dourados

Secretária de Saúde Berenice de Souza diz que repasses dos últimos meses estão atrasados

Na semana em que terá a visita do ministro da Saúde com a possibilidade de recursos, a secretária municipal de Saúde de Dourados, Berenice Machado de Souza, voltou a lamentar a situação financeira do Hospital da Vida e o volume de pacientes que recebe de toda a região sul do Estado e até do Paraguai. O ministro Luis Henrique Mandetta é esperado na próxima sexta-feira (18).

 

O HV tem trabalhado com um déficit mensal de aproximadamente R$ 1,8 milhão e, segundo a secretária, um dos motivos é o atraso constante nos repasses do Governo Estadual. “Em setembro recebemos o dinheiro de julho e os repasses de agosto e setembro não existe previsão de acontecer”. Ela rebate, inclusive, afirmação da Secretaria de Saúde do Estado de que os repasses estariam em dia. “Não é verdade”, disse. 

 

De acordo com Berenice, uma mudança na gestão de Saúde ajudaria na solução do problema, repartindo com o Estado a responsabilidade de atender os pacientes de mais de 30 municípios que são direcionados para Dourados. “Não temos estrutura para cuidar dos pacientes dos municípios da região e não dá para ficar sempre pedindo esmolas para o Governo do Estado”. Com a devolução da “gestão plena”, a Secretaria de Saúde de Dourados, conforme Berenice cuidará das unidades de saúde, a chamada atenção básica, a UPA e o Hospital da Vida.

 

No início da semana, a prefeita Délia Razuk disse que a vinda do ministro da Saúde gera expectativa em relação ao direcionamento de novos recursos para a pasta, principalmente depois de estudo feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em diversos municípios do interior do Estado, identificando problemas que poderiam ser solucionados com maiores investimentos.