Notícias de Dourados e MS | Capital News

Sábado, 23 de Maio de 2020, 13h:15

Casos da Covid-19 em Dourados aumentam cinco vezes em duas semanas

Boletim deste sábado apontou 104 pessoas infectadas com o coronavírus

Rogério Vidmantas
Capital News

Facebook Prefeitura Municipal

Gráfico Dourados

Gráfico mostra evolução dos casos em Dourados, desde o primeiro até esse sábado

Os casos confirmados da Covid-19 seguem aumentando em Dourados. Neste sábado (22), em novo boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, 11 novos casos entraram na lista que agora soma 104 pessoas testadas positivo para a doença, cinco vezes mais que há duas semanas. Nos novos casos, três são de indígenas, aumentando para 36 os casos entre residentes nas aldeias Bororó e Jaguapiru. 

 

No mapa que mostra os casos em Dourados divulgado pelo Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus, dessas 104 pessoas, 25 já passaram pelo período de quarentena, não apresentavam mais sintomas e tiveram alta médica. Com sintomas leves, 69 estão em isolamento domiciliar. Nove pacientes estão internados, sendo oito em enfermarias e apenas uma pessoa em UTI.  O único óbito registrado em Dourados é do caminhoneiro residente na cidade, mas que teve os sintomas em viagem no Tocantins, onde foi internado e faleceu. Como manda o protocolo do Ministério da Saúde, o óbito é registrado na cidade de origem. 

 

Aumento exponencial

 

Segundo gráfico feito com a evolução do número de casos em Dourados, o aumento dos casos aumentou cinco vezes em menos de duas semanas. No dia 10 de maio a cidade tinha 20 pessoas com a Covid-19 e a partir daí o crescimento foi exponencial. Os números deste sábado, treze dias depois, apontam pela primeira vez três dígitos, com 104 casos. 

 

A explicação desse aumento pode estar no relaxamento das regras de distanciamento social. Em meados de abril decreto da Prefeitura Municipal permitiu abertura do comércio além das atividades essenciais. Em maio, o Shopping Avenida Center teve permissão para voltar a funcionar, assim como a possibilidade de cultos religiosos.