Notícias de Dourados e MS | Capital News

Segunda-feira, 03 de Agosto de 2020, 14h:12

Laboratório da UFGD analisou mais de mil exames para covid-19

Foram testes de pacientes de grupos específicos como indígenas e profissionais de saúde

Rogério Vidmantas
Capital News

Divulgação/UFGD

Coronavírus UFGD

Equipe do LPCS em plena atividade durante a pandemia

 

O Laboratório de Pesquisas em Ciências da Saúde da UFGD (LPCS/UFGD) está há dois meses analisando exames para detectar a covid-19 e, neste período, foram mais de mil testes de pacientes de grupos específicos, como indígenas, pacientes do Hospital Universitário (HU-UFGD), de profissionais de saúde de todo o município coletados no Centro de Convivência da Pessoa Idosa e população em geral, com resultados liberados em até 48 horas.

 

Segundo a coordenadora do local, professora Herintha Coeto Neitzke Abreu, mesmo com a equipe reduzida, os membros efetivos em atividade têm se esforçado, incansavelmente, para que o município receba esses resultados com rapidez. “Recebemos as amostras já coletadas, ou seja, recebemos as amostras de swab em meio viral e no LPCS realizamos os testes. Inicialmente, é realizada uma primeira etapa de extração do RNA. Depois, a segunda etapa, é de RT-PCR. E por fim, a terceira etapa é de interpretação dos resultados e liberação dos laudos”, explicou.

 

Além das análises dos testes de RT-PCR para covid-19, o laboratório da UFGD também realiza a análise do teste rápido molecular para tuberculose e, conforme a docente, outros diversos testes que são voltados para pesquisa.

 

Vale ressaltar que nesses 60 dias de atividade, a equipe, junto da reitoria e Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa, contou com a parceria do HU-UFGD, que tem cedido profissionais de saúde para os serviços, além de materiais (como roupas privativas e outros), da Secretaria de Estado de Saúde e do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) na oferta de kits e materiais de consumo.

 

Análise de possíveis doadores de órgãos

 

O LPCS também vai atender os hospitais de Dourados para análises de covid-19 de possíveis doadores de órgãos. A equipe analisou recentemente uma amostra de uma criança de 5 anos, provável doadora, através do contato da Central de Transplantes localizada em Campo Grande. A partir de agora, o laboratório da UFGD irá atender as unidades hospitalares do município nas análises para covid-19 de possíveis doadores.