Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 03 de Março de 2021, 14:08 - A | A

Quarta-feira, 03 de Março de 2021, 14h:08 - A | A

Promoção a saúde

Programa Saúde na Escola é ampliado

PSE desenvolve ações de prevenção à Covid-19 e promove a cidadania

Lethycia Anjos
Capital News

Prefeitura de Dourados paga salários dos servidores em três etapas

Programa atende 33 escolas em Dourados

Prefeitura Municipal de Dourados anunciou a ampliação do Programa Saúde na Escola (PSE), o objetivo é melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes atendidas pelo programa. O PSE contempla atualmente 33 unidades escolares, sendo 10 Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims), e 23 escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme).

 

Secretário de saúde, Frederico de Oliveira Weissinger, explica que serão promovidas ações de educação alimentar e nutricional, antropometria (peso, altura) e avaliação do consumo alimentar, com o intuito de identificar os problemas que acometem os estudantes, além de desenvolver um levantamento sobre o risco do desenvolvimento de doenças crônicas, como a hipertensão, diabetes, obesidade e síndrome metabólica, conforme a assessoria essas doenças estão cada vez mais frequentes no público infantil.

 

A nutricionista do Núcleo de Nutrição e Promoção à Saúde, Lorraine Pinto, destaca que a obtenção desses dados possibilita a criação de políticas públicas mais efetivas, “que promovam a integralidade do cuidado infanto-juvenil, minimizando as consequências desses agravos à sua saúde e reduzindo a sobrecarga do Sistema público de Saúde”, explicou a nutricionista via assessoria.

 

O programa desenvolve também ações de promoção à saúde, como combate ao mosquito Aedes Aegypti, atividades físicas e lazer nas escolas, prevenção ao uso de álcool e drogas, cidadania e direitos humanos, prevenção de violências e acidentes, prevenção da obesidade infantil por meio do programa crescer saudável, além de promover o direito sexual e reprodutivo e prevenir Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Neste ano foram incluídas ações de prevenção à pandemia do novo Coronavírus. 

 

Comente esta notícia