Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 09 de Junho de 2021, 10:04 - A | A

Quarta-feira, 09 de Junho de 2021, 10h:04 - A | A

Atualização Prosseguir

Dourados deixa risco extremo e volta para a bandeira vermelha perto do fim do lockdown

Município deve encerrar o "fecha tudo" dia 12 de junho; toque de recolhe com a nova atualização será a partir das 21h

Elaine Silva
Capital News

Chico Leite/PMD

Comércio de Dourados

Comércio de Dourados

 

Em nova atualização do Programa de Segurança da Saúde e da Economia (Prosseguir), Dourados deixou a bandeira cinza, que significa risco extremo de contágio, e retornou para a bandeira vermelha. A cidade que está em lockdown até dia 12 de junho poderá adotar outras medidas restritivas e o toque de recolher será ampliado para às 21 horas até às 5h. A classificação, que vale do dia 10 de junho até 23 de junho.
 
Ainda de acordo com a nova atualização do Prosseguir, Campo Grande segue em bandeira vermelha, assim como Três Lagoas, Corumbá, e Ponta Porã. Dos 79 municípios, apenas Paranhos, Caracol, Rio Negro, Taquarussu e Novo Horizonte do Sul, Glória de Dourados e Paraíso das Águas, estão em bandeira amarela.

Medida restritiva
Com objetivo de garantir as medidas de prevenção à covid-19, equipes da Guarda Municipal de Dourados, da Polícia Militar, Vigilância Sanitária e secretarias municipais, iniciaram a fiscalização neste domingo (30). “São 14 equipes espalhadas por toda cidade em uma força tarefa para orientar a população”, explicou a comandante da GM Liliane Graziele Céspedes Nascimento.
Durante as abordagens estão sendo entregues panfletos com orientações sobre o que é ou não permitido nos próximos 14 dias. Além das forças de segurança, fiscais da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) e da Semop (Secretaria Municipal de Obras Públicas) reforçam as ações de fiscalização.

 

Decreto
Conforme o Decreto 15.644, que começou a vigorar em 5 de abril, as 79 cidades sul-mato-grossenses devem seguir o horário do toque de recolher de acordo com a classificação de cores estabelecida pelo Prosseguir.


Cidades com a bandeira cinza têm que seguir o toque de recolher das 20h às 5h. Municípios com a bandeira vermelha devem limitar a circulação das 21h às 5h. Por último, cidades com cores verde, amarela e laranja têm horário de restrição mais flexível, das 22h às 5h.
Segundo a Consultoria Legislativa do Governo do Estado, o Decreto que impõe toque de recolher conforme a classificação de risco do município dentro do Prosseguir é contínuo e não tem data definida quanto ao término de sua vigência.

Comente esta notícia