Notícias de Dourados e MS | Capital News

Terça-feira, 14 de Junho de 2022, 08h:11

Guarda Municipal Ambiental flagra descarte de entulhos em locais proibidos

Homens jogavam restos de material de construção em estrada entre os bairros Esplanada e Estrela Verá

Rogério Vidmantas
Capital News

Divulgação/GMA

Guarda Municipal

Pessoas foram orientadas a recolher o material e fazer o descarte correto

Uma equipe da Guarda Municipal Ambiental de Dourados flagrou neste domingo (12) dois homens descartando restos de materiais de construção às margens da estrada entre os bairros Esplanada e Estrela Verá. Após abordagem, eles foram autuados e orientados a recolherem o material e descartar corretamente em um dos Eco Pontos da Cidade.

 

Desde o ano de 2019 a GMA vem trabalhando ativamente na proteção ao Meio Ambiente de nossa cidade de Dourados e região. A diretora Claudia Ortega comentou que a situação tem sido recorrente na cidade. “Uma das infrações ambientais que tem sido coibida e fiscalizada pela GMA, é o descarte irregular de resíduos, os famosos ‘lixões a céu aberto’. São vários locais, onde as pessoas, seja por desinformação ou localização, descartam galhos, plásticos, lixos domésticos, móveis inservíveis, entulhos e restos de gesso de construção”, disse Claudia.

 

Estes resíduos, além de causar muito transtornos aos moradores do entorno, causam danos ao meio ambiente, pois alguns materiais não devem ser descartados diretamente no solo, ou com as chuvas, são levados diretamente para córregos e áreas de preservação ambiental, além de atrair mosquitos e larvas, que causam doenças a população.

 

Quem for flagrado realizando este tipo de descarte, conforme prevê a Lei Verde nº 55/2002, que proíbe lançar resíduos sólidos in natura em locais vedados pela lei pode ser autuado com multa que varia de R$ 50,00 à R$ 400.000,00.

 

“Pedimos a colaboração da população para que façam o descarte correto de resíduos. Se a pessoa precisa jogar uma quantidade grande de entulho, o certo é alugar uma caçamba para fazer a coleta do material. Se não tem condições de pagar, pelo menos leve até um Eco Ponto. Também pode ajudar denunciando pelos telefones 199 e 153”, explicou a diretora da GMA.