Notícias de Dourados e MS | Capital News

Quarta-feira, 22 de Junho de 2022, 15h:31

Produtores se reúnem para o 2º Encontro Diálogos Produtivos Setoriais

Parceria entre Prefeitura, Governo do Estado e Sebrae reuniu mais de 300 piscicultores e avicultores

Rogério Vidmantas
Capital News

Assecom

Dourados Sebrae

Encontro teve palestras e troca de informação entre os produtores

Produtores rurais dos setores de avicultura e piscicultura da região Sul do Estado tiveram uma excelente oportunidade de aprenderem e entenderam mais sobre o desenvolvimento de seus negócios. Mais de 300 empreendedores se reuniram para o 2º encontro “Diálogos Produtivos Setoriais – Avicultura e Piscicultura”, que aconteceu no Kanoa Restaurante e Pesqueiro. A ação é uma parceria da iniciativa do Governo do Estado, por meio da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), em parceria com o Sebrae/MS e a Prefeitura de Dourados, através da Semaf (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar).

 

A iniciativa faz parte do Propeq Dinamiza (Programa Estadual dos Pequenos Negócios) e, além dos produtores rurais das duas cadeias estratégicas, contou com a participação de técnicos da Semagro, Sebrae, Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Iagro (Agência Estadual de Vigilância Sanitária Animal e Vegetal), Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), entre outras entidades.

 

Os produtores participaram de palestras, diálogos e debates que mostraram o cenário atual e o futuro de cada uma das cadeias. “Além de terem aprendido com as palestras de técnicos de altíssima qualidade, foram discutidas a realidade de mercado, dos processos para as duas câmaras setoriais, seja da avicultura ou piscicultura, que estão muito bem-organizadas no Estado”, disse o secretário de Agricultura Familiar, Ademar Roque Zanatta. 

 

Na abertura do evento, o prefeito Alan Guedes recepcionou produtores de toda região, destacando a importância das cadeias produtivas e do apoio do poder público ao setor. “Nosso papel é fomentar a produção, proporcionar as condições logísticas para que os produtores possam escoar os seus produtos, para chegar à área rural os insumos necessários com qualidade. Tudo para que essa cadeia possa contribuir para o desenvolvimento de Dourados como já tem feito”, disse o chefe do Executivo. 

 

Esse é o segundo evento com as temáticas abordadas. O primeiro aconteceu em Campo Grande no mês de março e agora o Sebrae trouxe para Dourados, abrangendo produtores da região. De acordo com Vanessa Reis, gerente regional sul do Sebrae/MS, a ideia é estruturar um plano de ação com essas duas cadeias. “Tanto avicultura quanto a piscicultura são eixos estratégicos com potencial de alavancagem da nossa região. Por isso a importância de se discutir temáticas importantes do mercado, tecnologia, manejo, produção para que esses empreendedores rurais consigam alavancar a sua cadeia produtiva”, completou.