Encerra nesta segunda-feira (06) as inscrições para programas de bolsa de Iniciação Científica da Universidade Federal da Grande Dourados. São três modalidades de programas de bolsa, direcionadas para alunos do Ensino Superior e ofertadas pela UFGD por meio da Coordenadoria de Pesquisa, órgão integrante da Pró-reitoria de Ensino de Pós-graduação e Pesquisa (COPQ/PROPP).
As inscrições para os três programas devem ser feitas exclusivamente pela plataforma SIGPROJ/MEC, são eles: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) – este voltado apenas para alunos matriculados em cursos de graduação da UFGD –, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-AF) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), ambos destinados a estudantes de qualquer instituição de ensino superior, pública ou privada.
Os planos de trabalho dos alunos devem ser submetidos às unidades acadêmicas no prazo e de acordo com os procedimentos fixados por cada uma delas, sob pena de não homologação da inscrição.
A iniciação científica tem como objetivo contribuir com a formação dos estudantes, visando despertar a vocação científica e incentivar potenciais talentos na área da pesquisa acadêmica. Para a instituição, configura um instrumento de formulação de políticas de iniciação à pesquisa, estimulando o aumento da articulação entre a graduação e a pós-graduação e contribuindo para a formação de recursos humanos para a área.
Todos os bolsistas são orientados por pesquisadores – coordenadores ou membros de equipes – cujos projetos de pesquisa encontram-se devidamente cadastrados na Pró-reitoria de Ensino de Pesquisa e Pós-graduação da UFGD. Eles são estimulados a envolver os alunos nas atividades científicas e tecnológicas, proporcionando a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, o pensamento em ciência e a criatividade oriunda do confronto direto com as questões apresentadas pela rotina acadêmica.