Dourados/MS, Segunda-Feira, 03 de Agosto de 2020 |
27˚
(67) 3042-4141
Oportunidades
Segunda-Feira, 06 de Abril de 2020, 15h:14
Tamanho do texto A - A+

Programa de bolsa científica da UFGD terminam nesta segunda

São três modalidades de programas para os alunos do Ensino Superior

Elaine Silva
Capital News

Divulgação

UFGD diz que terá perda de R$ 31,3 milhões com cortes

Planos de trabalho dos alunos devem ser submetidos às unidades acadêmicas no prazo

Encerra nesta segunda-feira (06) as inscrições para programas de bolsa de Iniciação Científica da Universidade Federal da Grande Dourados. São três modalidades de programas de bolsa, direcionadas para alunos do Ensino Superior e ofertadas pela UFGD por meio da Coordenadoria de Pesquisa, órgão integrante da Pró-reitoria de Ensino de Pós-graduação e Pesquisa (COPQ/PROPP).

 

As inscrições para os três programas devem ser feitas exclusivamente pela plataforma SIGPROJ/MEC, são  eles: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) – este voltado apenas para alunos matriculados em cursos de graduação da UFGD –, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-AF) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), ambos destinados a estudantes de qualquer instituição de ensino superior, pública ou privada.

 

Os planos de trabalho dos alunos devem ser submetidos às unidades acadêmicas no prazo e de acordo com os procedimentos fixados por cada uma delas, sob pena de não homologação da inscrição.

 

A iniciação científica tem como objetivo contribuir com a formação dos estudantes, visando despertar a vocação científica e incentivar potenciais talentos na área da pesquisa acadêmica. Para a instituição, configura um instrumento de formulação de políticas de iniciação à pesquisa, estimulando o aumento da articulação entre a graduação e a pós-graduação e contribuindo para a formação de recursos humanos para a área.

 

Todos os bolsistas são orientados por pesquisadores – coordenadores ou membros de equipes – cujos projetos de pesquisa encontram-se devidamente cadastrados na Pró-reitoria de Ensino de Pesquisa e Pós-graduação da UFGD. Eles são estimulados a envolver os alunos nas atividades científicas e tecnológicas, proporcionando a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, o pensamento em ciência e a criatividade oriunda do confronto direto com as questões apresentadas pela rotina acadêmica.

 

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix