Servidores da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) concluíram o 6º Curso de Armamento e Tiro, Vigilância e Escolta (CAVE), realizado na cidade de Dourados.
Ministrado em parceria entre a Escola Penitenciária e o Comando de Operações Penitenciárias (COPE), a qualificação é um exemplo de como a instituição está buscando levar capacitação em atribuições inerentes à Polícia Penal, instituída em nível federal com a transformação da função de agente penitenciário e em fase de regulamentação no Estado.
A capacitação envolveu, ainda, funcionamentos e filosofia da escolta a pé e embarcado, entender o posicionamento e função de cada membro da equipe na escolta, estabelecer critérios de vigilância e segurança nas muralhas das unidades prisionais, bem como os aspectos éticos e legais inerentes tanto à escolta prisional quanto à vigilância de muralhas. Ao todo, foram 40 horas/aula.
Com a conclusão do curso em Dourados, já são cerca de 200 profissionais qualificados no CAVE, com cursos realizados também nas cidades de Campo Grande, Três Lagoas e Naviraí, conforme a assessoria. Outros 71 profissionais já foram qualificados no Curso de Intervenção Prisional (CIPE) e uma nova turma está em fase de preparação, todas as capacitações foram realizadas com instrutores próprios da Agepen, que compõem também a equipe do COPE.
Segundo o comandante do COPE, João Bosco Correia, graças a capacitações promovidas com instrutores da equipe, somados a capacitações anteriores, já são mais de 20% dos servidores da área de Segurança e Custódia qualificados nestas áreas operacionais.