Um comerciante de 48 anos foi autuado, na quinta-feira (11), por manter aves silvetres ilegamente em cativeiro e por mantê-las em maus-tratos, devidos as condições insalubres, em Dourados, município distante 229 km de Campo Grande.
De acordo com a Polícia Militar Ambiental (PMA), eles foram acionados pelo Serviço de Investigações Gerais da Polícia Civil (SIG), que esteve no comercio do homem quando o investigava por receptação. No local a Polícia Civil apreendeu armas, munições e um celular produto de roubo.
A PMA apreendeu 34 aves silvetres, sendo 14 papa-capim, 14 canários-da-terra, cinco curiós e um sangue-de-boi, além de 40 aves exóticas e domésticas, como canários-belgas e calopsitas e 45 gaiolas. Ainda de acordo com informações, o homem também comercializava as aves no local, caracterizando tráfico.
O comerciante foi autuado administrativamente e multado em R$ 71 mil e conduzido, juntamente com as aves apreendidas, para Delegacia de Polícia Civil e responderá por crime ambiental, podendo pegar pena de seis meses a um ano de detenção.
As aves serão encaminhadas ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande.