Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Polícia Quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2020, 13:48 - A | A

Quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2020, 13h:48 - A | A

Alerta

Em Dourados delegado faz alerta a novos golpes cibernéticos

Delegado afirmou que os crimes aumentaram o consideravelmente no município

Elaine Silva
Capital News

Osvaldo Duarte/Dourados News

Delegado Erasmo Cubas

Delegado Erasmo Cubas

 

O delegado Erasmo Cubas da Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) faz alerta à população contra novos golpes aplicados em comércio e também usuários do aplicativo de mensagem whatsapp. Apesar de ainda não haver números exatos dos fatos ocorridos, ele aponta vários novos registros reclamados pela população. 

 

“Percebemos um aumento grande de registros desses crimes e também de casos sem o registro de ocorrência”, contou para o site Dourados News. Entre as ações mais comuns, o delegado pontua a clonagem de contas no aplicativo de mensagem whatsapp e através de conversas íntimas pelo mesmo meio e também Facebook. 

 

“São casos como solicitações de dinheiros para parentes e amigos, que duram curto espaço de tempo até que seja descoberto e também quando envolve a intimidade das pessoas”, pontuou. 

 

Uma das ações realizadas por criminosos tem a ver com anúncios publicados na internet através de grupos de compra e venda de produtos, como a OLX. Após realizar a postagem da mercadoria, a vítima recebe uma mensagem falsa no telefone pedindo a confirmação. A partir da aprovação, o golpista consegue hackear o número e ter acesso a todos os contatos agendados no aparelho.

 

Além desse tipo de golpe existe outros onde o vendedor e o proprietário do estabelecimento devem ficar atentos aos comprovantes de pagamentos através de cartões. Em determinadas máquinas a pessoa insere o cartão e ao ter a senha solicitada, realiza procedimento fazendo com que a compra não seja aprovada, mas com a impressão de extrato. Ao invés do valor autorizado pela instituição financeira, o papel traz a negativa da aquisição, aumentando assim a necessidade de atenção a quem opera esses objetos. 

 

Já em outros, mais usados pelo Facebook, ele relata que criminosos buscam imagens na internet e se passam por pessoas de boa aparência, iniciando troca de informações que se tornam mais íntimas após determinado período. 

 

Comente esta notícia