O mês de julho ainda nem terminou e o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) divulgou nesta terça-feira (21) números expressivos atingidos em operações até o último dia 20. Foram apreendidas quase cinco toneladas de drogas na repressão ao narcotráfico na região de Fronteira.
De acordo com nota distribuída pela Assessoria de Comunicação do DOF, desse volume, a quase totalidade é de maconha, com cerca de 4,7 toneladas. A explicação é dada pelo fato de estar no período de produção da droga no Paraguai. Outro motivo é a intensificação do policiamento em áreas estratégicas. Foram realizados estudos específicos em algumas áreas, identificando a maneira como as quadrilhas agem e montadas as estratégias para repressão do narcotráfico e contrabando, surtindo os efeitos e
resultados apurados até o momento.
Essas ações devem aumentar com a integração de mais policiais militares no DOF pelo Governo do Estado nos próximos dias. Além da maconha, foram apreendidas outras drogas como haxixe, cocaína e ecstasy, além de várias cargas de cigarro contrabandeado do Paraguai e produtos de descaminho (produtos importados sem a devida legalização e desembaraço alfandegário) como bebidas, eletrônicos e confecções, que totalizaram R$ 12,5 milhões em prejuízo ao narcotráfico e contrabandistas na área de fronteira.