O agente penitenciário Rogelio Vasques Vieira, tomou posse do cargo de diretor do Estabelecimento Penal de Regimes Semiaberto, Aberto e de Assistência aos Albergados de Dourados, nesta quarta-feira (1). O novo diretor afirma que seu foco será em ações de disciplina e reinserção social, através de parcerias de trabalho para aos detentos e melhoria na segurança do local.
Um dos principais desafios da nova direção, juntamente com a equipe de servidores, é implantar uma rotina de disciplina adequada à estrutura do novo prédio do presídio semiaberto, previsto para ser ativado em maio. “Nossa intenção também é implantarmos oficinas de trabalho no próprio presídio, trazer empresários parceiros que dêem oportunidade de emprego na própria unidade”, comentou.
O diretor de Operações da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Pedro Carrilho de Arantes, participou da solenidade de posse e destacou a importância de conduzir um trabalho pautado nas leis e procedimentos inerentes ao Sistema Penitenciário, atuando em conjunto com o Poder Judiciário, Ministério Público, Prefeitura e demais instituições. “Também é necessário que se trabalhe de forma harmônica com os servidores e demais administrações dos presídios”, disse, ressaltando a “grande responsabilidade” que é ser diretor de uma unidade prisional.
Rogelio Vasques Vieira é da área de Segurança e Custódia e já atuou como chefe do Núcleo de Planejamento de Operações da Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário (GISP) e como chefe de Vigilância no presídio semiaberto de Dourados. Ele assumiu a direção do estabelecimento penal em substituição ao agente Dirceu de Jesus Coelho, que estava oficialmente na direção desde julho de 2012 e deixou o cargo a pedido.