O serviço dos falsos vigias foi interrompido pelo Polícia Militar de Dourados nesta semana. Dois homens, um de 57 anos e outro de 31, foram detidos e acusados de usurpação de função pública, onde estariam cobrando uma mensalidade em dinheiro dos moradores do BNH IV plano sob a promessa de realizarem policiamento noturno no bairro.
Policiais da ALI (Agência Local de Inteligência) do 3º BPM receberam a denúncia da ação dos suspeitos que estariam batendo de casa em casa para oferecer o falso serviço visando inibir possíveis ações criminosas e cobrando a mensalidade ao valor de R$ 30 por residência.
Os policiais encontraram os homens no período noturno que confirmaram o "serviço”, porém sem nenhuma documentação que regulasse tal prestação de serviço.
A Polícia alerta que o trabalho de policiamento ostensivo é um serviço público realizado pelas Polícias Militares de todo o Brasil e o referido caso incorre no crime de Usurpação de Função Pública prevista no Art 328 do Código Penal. Caso tenha alguma suspeita de irregularidade, o recomendado é realizar a denúncia junto as autoridades, pois essas pessoas tomam nota de dados pessoais dos moradores do bairro e podem usar essas informações de forma criminosa.
Os dois homens foram levados a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) de Dourados.