Policiais Militares que faziam o serviço de vigilância na Penitenciária Estadual de Dourados derrubaram um drone na madrugada deste domingo. O objeto foi abatido quando se aproximava do local e foi visualizado pelos vigilantes durante a aproximação que efetuaram disparos atingindo-o e provocando a queda cerca de 200 metros da muralha da maior penitenciária do interior do Estado.
De acordo com os militares, um homem estaria nas proximidades pilotando o drone e, com a queda, foi até ele e resgatou algo que estaria preso no corpo do objeto, fugindo em seguida em um automóvel. Foram feitas buscas na região, mas essa pessoa não foi localizada.
O uso de drone como forma de levar objetos para dentro dos presídios tem aumento em todo o país. Desde o ano passado há uma portaria que autoriza que sejam abatidos todos os aparelhos que se aproximarem dos presídios do Mato Grosso do Sul sem autorização.
De acordo com Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a destruição dos aparelhos, no caso, fica a cargo da Polícia Militar, responsável pela guarda das muralhas, como aconteceu na madrugada deste domingo em Dourados.