Cido Costa/Dourados Agora
Delegados da PF falaram com a imprensa após a operação realizada nesta quinta-feira
A Polícia Federal divulgou detalhes da Operação Subzero que foi realizada em Dourados e Ponta Porã nesta quinta-feira e resultou na prisão 14 pessoas envolvidas no tráfico internacional de drogas. De acordo com o delegado regional de combate ao crime organizado, Cléo Mazotti, a quadrilha era especializada em transportar maconha e cocaína.
Para ele, o crime iniciava na fronteira e levada à Dourados onde a droga era escondida em fundos falsos de caminhões frigoríficos e distribuída para outros estados em cargas lícitas. Empresários do ramo transporte e manutenção de veículos estão entre os presos.
O delegado titular da Polícia Federal em Dourados, Nivaldo Lopes, comemorou o resultado da operação, visto que foram presos o que seriam os “cabeças” da organização criminosa.
"É fundamental, pois assim conseguimos desmobilizar toda quadrilha, pois quando são presos somente os intermediários, há possibilidades dos criminosos continuarem em atuação", disse Nivaldo.
Para Nivaldo, o líder do grupo atuava paralelamente com o transporte da carga, onde em Ponta Porã era feito o contato com os fornecedores e arregimentava os motoristas e preparava os caminhões para a distribuição.
Dourados, para os delegados, está sendo alvo dos criminosos que querem fugir da pressão da fronteira. Os nomes dos presos não foram divulgados, mas pelo menos quatro pessoas já cumprem pena na Penitenciária Estadual de Dourados, a PED.