Faltando dois dias para as eleições do próximo domingo (2/10), uma pesquisa encomendada pela Federação das Industrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems) ao Instituto Vox Populi aponta a manutenção da vantagem da vereadora Délia Razuk (PR) sobre o deputado federal Geraldo Resende (PSDB). Registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MS), o levantamento foi realizado entre os dias 24 e 26 de setembro e entrevistou 400 pessoas com margem de erro de 4,9% e intervalo der confiança de 95%.
Segundo os números divulgados, Délia tem a preferência de 36% do eleitorado, sete pontos a maior que Geraldo, em segundo com 29% e fora, portando, da margem considerada de empate técnico. O deputado estadual Renato Câmara (PMDB) ocupa a terceira posição, com 11% e lembrados por apenas 1% dos entrevistados estão Ênio Ribeiro (PSOL) e Wanderlei Carneiro (PP).
Apesar da vantagem de Délia sobre Geraldo, principalmente, o alto número de votos indecisos, brancos e nulos mantém a imprevisibilidade do resultado das eleições de domingo. Votos brancos, nulos e daqueles que ainda não escolheram candidatos somam 22% e podem decidir o resultado.
A pesquisa fez o levantamento também da rejeição dos candidatos e nesse quesito a vantagem também está com Délia, já que seu principal oponente, Geraldo Resende não seria simpático a 24% dos eleitores enquanto o seu nome não seria lembrado por 17%. Wanderlei Carneiro tem a rejeição de 9%, Renato Câmara de 8% e Ênio Ribeiro de 6%.
Debate
Os candidatos participaram na noite desta quinta-feira (29) no último debate antes do pleito de domingo. O encontro foi promovido pela TV RIT e contou com a participação de todos os candidatos, ao contrário do penúltimo, na TV Morena, que não teve a presença do professor Ênio Ribeiro.
O debate foi acompanhado por cabos eleitorais e apoiadores dos candidatos através de um telão montado no pátio de entrada na sede da emissora que a cada pergunta ou resposta demonstrava o apoio ao postulante de preferência.
A dinâmica do debate facilitou o embate entre os candidatos e as perguntas e respostas de praxe não tiveram espaço nas perguntas diretas entre os dois melhores colocados nas pesquisas. O momento de maior tensão aconteceu no terceiro bloco quando Geraldo Resende questionou Délia Razuk sobre políticos que apoiavam sua candidatura, citando entre outros, o ex-deputado Londers Machado (PR) e o deputado federal Zeca do PT. Desta vez, porém, Geraldo evitou falar sobre o marido da vereadora, o ex-deputado Roberto Razuk.
Leia também
Eleição terá 2º turno em Campo Grande, aponta pesquisa da Fiems/Vox Populi