A sobra do repasse da Prefeitura de Dourados à Câmara de Vereadores deve voltar aos cofres já nesta quarta-feira (13). A antecipação da devolução do duodécimo foi acertado nesta terça (12) em uma reunião que reuniu a prefeita Délia Razuk (PR) e vereadores, entres eles a presidente da Câmara, Daniela Hall (PSD). O valor, não divulgado, mas estimado em aproximadamente R$ 4 milhões, poderá ser usado para amenizar a crise financeira que passa o município.
Este ano, a Prefeitura repassou mais de R$ 22 milhões para custeio das despesas do Legislativo. O que sobra deste montante pode, como estabelece a Lei, ser devolvido até 15 de fevereiro do ano seguinte, por deliberação da respectiva presidência da Câmara. Nesta reunião foi acertada justamente a antecipação desta data em quase dois meses, ação solicitada por Délia Razuk à presidência da Câmara, via ofício.
A prefeita destacou este entendimento entre os poderes Legislativo e Executivo diante da grande crise que o país enfrenta, com a aplicação de cortes de repasses provenientes da União e Estado que dificultaram as finanças dos municípios em todo o país. “Agradeço muito a compreensão de todos os vereadores, em nome da presidente Daniela. Esta é uma ação conjunta com o entendimento de que Dourados precisa de esforços para superar as dificuldades”, disse a prefeita.
O entendimento foi o mesmo por parte dos vereadores. “É importante neste momento destacar que a Câmara entende a situação pela qual o município atravessa e, no que for possível, vai contribuir”, disse o vereador Junior Rodrigues. Além dele e da presidente, participaram do encontro os vereadores Cirilo Ramão, Bebeto, Silas Zanata, Braz Melo, Pedro Pepa, Alan Guedes, Sérgio Nogueira, Idenor Machado, Romualdo Ramin e Carlito de Paula.