Com uma sessão solene na noite desta quinta-feira (20), a Câmara de Dourados homenageou o Dia do Professor, data comemorada no último domingo, 15 de outubro. Cerca de 120 professores foram homenageados por proposição do vereador Laudir Munaretto (MDB), também presidente da Casa de Leis.
O evento reuniu profissionais da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e professores que atuam nas universidades de Dourados. Profissionais presentes e comprometidos na formação dos cidadãos do nosso município. “É gratificante poder homenagear os professores porque eles são os pilares da nossa sociedade. É a partir deles que todos os outros profissionais são formados. Ser professor é exercer um papel admirável de se doar pelo próximo e isso é merecedor de todas as homenagens”, considerou Laudir.
Representando a categoria, a professora Roseli Luz citou a fase de reinvenção que os professores passaram no período da pandemia, com o ensino online, e os desafios enfrentados na volta dos alunos para as salas de aula, principalmente em relação à saúde mental da comunidade escolar. “Nós precisamos de suporte. E em meio a toda essa realidade, esse novo normal, aqui estamos recebendo essa homenagem histórica”, citando que os profissionais da educação que se sentem valorizados com a homenagem.
Além do presidente da Casa de Leis, Laudir Munaretto, a mesa de autoridades foi composta pelos vereadores Rogério Yuri (PSDB), Elias Ishy (PT) e Olavo Sul (MDB).
Também fizeram parte da mesa, a diretora da Escola Municipal Joaquim Murtinho, Roseli Aparecida da Luz Gonçalves; a diretora da Apae, Elizabeth de Fátima Wirgues de Souza; e a presidente da Pestalozzi, Maria Adelaide Zarpelon de Osti.
Na mesa também estavam o diretor do Campus do IFMS em Dourados, Carlos Vinicius de Figueiredo; representando a coordenadora regional estadual de educação; Lucimeire Aparecida Garcia; o professor Agnaldo Lenine, representando o reitor Laercio Alves de Carvalho da UEMS; e a coordenadora do curso de veterinária da Anhanguera, Mariana Belloni.
No evento tiveram as apresentações da Banda do Exército; do violinista Vitor Nascimento Nunes da Silva; da cordelista Aurineide Alencar, que apresentou o cordel: assim é o pedagogo; e a invernada artística do CTG (Centro de Tradições Gaúchas) - Querência do Sul de Dourados.