A Câmara de Dourados realizou nesta segunda-feira (17) uma homenagem a lideranças indígenas em referência ao Dia do Índio comemorado nesta quarta-feira. Estiveram presentes representantes das etnias Terena, Kaiowá e Guarani.
Os líderes indígenas aproveitaram a homenagem para relatar as dificuldades encontradas nas aldeias, como por exemplo, a segurança pública onde o local passou a ser usado como armazenamento e distribuição dos entorpecentes.
“O tráfico está crescendo e não conseguimos combater. Precisamos que o poder público nos ajude”, comentou um dos líderes Silvano Duarte.
Na área da saúde e educação foram demonstrados preocupações com a falta de atendimento e atenção do poder público. “Vivemos excluídos, esquecidos, ausentes dos planos de governo, mas ainda somos um povo que resiste”, apontou Fernando Souza, que discorreu sobre a saúde indígena em Dourados.
“Estamos na semana dos povos indígenas, mas pouco temos que comemorar, porque ainda há uma carência muito grande em relação ao nosso povo”, frisou a professora Cristiane Machado, moradora da Aldeia Jaguapiru.
A presidente da casa legislativa Daniela Hall rebateu dizendo que os vereadores estão se comprometendo com as necessidades das aldeias e que as conquistas já estão acontecendo. “Quarta é Dia do Índio e a homenagem desta Casa será o nosso trabalho.
Já conseguimos a limpeza da Vila Olímpica e também fiquei sabendo que várias estradas estão sendo restauradas. Estamos avançando, mas ainda há muito para fazer”, comentou. Outros vereadores também seguiram o mesmo discurso da presidente e usaram a tribuna para manifestar apoio as causas dos índios.