Sábado, 20 de Abril de 2024


Política Sábado, 06 de Março de 2021, 09:52 - A | A

Sábado, 06 de Março de 2021, 09h:52 - A | A

Investimento

Em Dourados, Programa Famílias Fortes beneficiará 450 famílias

Um total de R$350 mil em investimentos

Laryssa Maier
Capital News

Divulgação/Assessoria

Catedral Imaculada Conceição

Catedral Imaculada Conceição

De março de 2021 até dezembro de 2022, cerca de 450 famílias serão atendidas pelo programa Famílias Fortes em Dourados (MS). Os recursos serão aplicados em equipamentos, materiais de consumo e bolsas para os profissionais envolvidos. O investimento possibilitará a criação de grupos familiares em que pais ou responsáveis serão orientados sobre maneiras eficazes de comunicação e relacionamento com crianças e adolescentes.

 

“Se trata de prevenção. Com a reestruturação familiar, investimos na formação de pessoas. Parece tão simples, mas é um programa que tem um enorme impacto social. Com essas ações, evitamos problemas como evasão escolar, gravidez na adolescência, violência doméstica, alcoolismo, dependência química e tantos outros”, defende Gandra.

 

O prefeito de Dourados, Alan Guedes, se mostrou animado com o programa. “Nós prontamente apoiamos a iniciativa e colocamos a prefeitura à disposição das ações do Famílias Fortes, porque entendemos a importância de oportunizar o desenvolvimento pessoal e de grupos familiares”, declara o prefeito.

 

As ações, fruto da parceria firmada entre o MMFDH e o Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS), deverão ser executadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade. Para viabilizá-las, as partes assinaram um Termo de Execução Descentralizada (TED), que utilizou recursos de emenda parlamentar, do deputado Luís Ovando (PSL/MS).

 

Para o diretor-geral do campus do IFMS em Dourados, Carlos Figueiredo, esse é só o início. “O Instituto é extensão do ensino, mas também da comunidade. Família e escola dão certo, sabemos disso. A família precisa estar incluída no âmbito escolar”, declara.

 

A secretária Angela Gandra também teve a oportunidade de conhecer a realidade das famílias indígenas que vivem nas aldeias Jaguapiru e Bororó. As comunidades também serão contempladas com as ações do Famílias Fortes.

 

No intuito de atingir esses objetivos, serão abordados com os pais e responsáveis temas relacionados ao desenvolvimento de crianças e adolescentes, gerenciamento de emoções e comunicação eficaz. De acordo com a assessoria, os jovens serão estimulados a desenvolverem habilidades para interação social, estabelecerem metas, lidarem com pressões sociais, e a serem solidários.

 

Comente esta notícia