00:00:00 Sexta-feira, 03 de Janeiro de 2025


Política Quarta-feira, 30 de Dezembro de 2020, 07:01 - A | A

Quarta-feira, 30 de Dezembro de 2020, 07h:01 - A | A

Dourados

Equipe de Transição apresenta relatório nesta quarta

Documento elaborado aponta 168 pontos prioritários que demandam solução imediata em Dourados

Rogério Vidmantas
Capital News

Divulgação

Henrique Sartori

Henrique Sartori coordenou os trabalhos da Equipe de Transição e aponta prioridades

O relatório elaborado pela Equipe de Transição montada pelo prefeito eleito de Dourados, Alan Guedes (Progressistas), será apresentado nesta quarta-feira (30), às 10h, no auditório do Sindicato Rural, localizado no Parque de Exposições João Humberto de Andrade Carvalho. O local foi escolhido por ser amplo e possibilitar aos presentes, principalmente à imprensa, distanciamento social seguro. Em cumprimento às medidas sanitárias para conter a covid-19, vão participar apenas o prefeito eleito, o vice-prefeito eleito Guto Moreira, equipe de transição, vereadores eleitos e imprensa.

 

Prevista em lei, a transição é o diagnóstico da situação encontrada na atual administração municipal e transmitido à nova gestão, que toma posse no dia 1º de janeiro de 2021. Elaborado pelo professor universitário Henrique Sartori, um dos coordenadores da campanha vitoriosa de Alan Guedes, o documento aponta 168 pontos prioritários de atuação, que vão demandar atenção por parte do novo prefeito da maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul. Sartori informou que a maioria dessas prioridades precisa de atuação imediata, porque impactam diretamente no interesse da população.

 

Ele cita como problemas mais graves a falta de um sistema organizado de matrícula dos alunos na Rede Municipal de Ensino; solução para a rede de tecnologia de informação (TI); alimentação nas unidades de ensino do município; contratação emergencial de serviço de limpeza pública da cidade e uma saída para a conturbada relação contratual entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação de Serviços de Saúde (Funsaud), responsável pela administração do Hospital da Vida e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Com a pandemia do novo coronavírus, o colapso financeiro da fundação se agravou e as dívidas superam os R$ 35 milhões.

 

Apesar de fazerem parte da mesma estrutura municipal, Secretaria de Saúde e Funsaud passaram boa parte da atual administração em rota de colisão por questões financeiras. “Esses são alguns dos pontos prioritários que demandarão solução imediata por parte do novo prefeito e com certeza a questão da crise na saúde é a que mais preocupa a população”, afirmou Henrique Sartori. O coordenador da equipe de transição deixou claro que o relatório a ser apresentado nesta quarta-feira não se trata de auditoria, mesmo porque não haveria tempo nem estrutura para trabalho mais aprofundado. “Trata-se do diagnóstico, elaborado pela ótica da equipe indicada pelo prefeito eleito”.

 

Segundo ele, o documento foi resultado das 21 reuniões realizadas entre o time de Alan Guedes e a equipe nomeada pela prefeita Délia Razuk para conduzir a transição. O trabalho foi concentrado no Centro de Convenções Antonio Tonanni, na Avenida Guaicurus. “Foram dias de trabalho intenso, com muitas reuniões, análise de documentos e pesquisas para se chegar a esse relatório, que em 90 dias terá de ser encaminhado para o Tribunal de Contas”, explicou Sartori.

 

Ao avaliar o trabalho conjunto com a equipe da atual administração, Henrique Sartori citou como ponto positivo a grande quantidade de documentos disponibilizada por órgãos da prefeitura. Já como ponto negativo, ele cita falta de documentos e apresentação dos setores que não seguiram a metodologia alinhada entre as equipes. “Tivemos de recorrer aos sistemas nacionais e até ao portal da transparência para obter os dados”, concluiu.

 

Comente esta notícia