00:00:00 Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024


Política Sexta-feira, 24 de Junho de 2022, 08:31 - A | A

Sexta-feira, 24 de Junho de 2022, 08h:31 - A | A

Educação

Integrantes de CPI conhecem kits e detalhes do programa de Robótica

Vereadores acompanharam demonstração feita pelos professores que vão orientar os alunos na Reme

Rogério Vidmantas
Capital News

Assecom

Dourados CPI Robótica

Presidente da Comisssão, vereador Fábio Luís acompanha explanação do professor Clovis Niiyama

A secretária de educação de Dourados, Ana Paula Benitez Fernandes, recebeu nesta quinta-feira (23), vereadores que integram a CPI da Robótica na Câmara Municipal, atendendo um pedido dos integrantes da Comissão para que fosse feita uma demonstração técnica e de aplicação dos kits adquiridos pela Prefeitura na Rede Municipal de Ensino. No encontro que aconteceu na sede da Semed (Secretaria Municipal de Educação), professores fizeram demonstração dos kits e possíveis aplicações na estrutura educacional.

 

Participam os vereadores Fábio Luís (Republicanos), presidente da comissão, e Rogério Yuri (PSDB), vice-presidente. O vereador Cemar Arnal (Solidariedade), relator, esteve representado pelo assessor Waldno Lucena. O vereador do Olavo Sul (MDB) acompanhou os colegas.

 

O objetivo da ida dos vereadores à Semed foi conhecer os kits de robótica e acompanharam a demonstração feita pelos professores Clóvis Augusto Niiyama, Maria Augusta Domingues e Taita Araújo Rodrigues. Os educadores já passaram pela formação e mostraram, desde a montagem do robô, até o seu funcionamento. 

 

Ana Paula Benitez aproveitou a oportunidade para explicar como as aulas de robótico serão inseridas nas escolas municipais e a importância de se poder ofertar essa nova tecnologia aos alunos. “Como o curso de robótica não faz parte da grade curricular, as aulas serão ministradas no contra-turno pelos professores que terão total suporte técnico e canal direto com a empresa Megalic”, explica. A secretária disse ainda que uma parceria com o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) vai garantir o bom andamento do programa.

 

Coordenador do programa, o professor Clóvis Niiyama explicou que cada um dos 50 kits adquiridos é formado por dez caixas. No início, o programa vai disponibilizar 96 caixas, quatro por escola. “Para cada caixa, quatro alunos trabalharão em conjunto, sob orientação dos professores, para desenvolver as atividades”, explica. Segundo o professor, esse número de alunos por caixa não é uma escolha aleatória. “Em uma competição de robótica, cada equipe é formada por quatro pessoas e é onde esperamos ver nossos alunos”, completa. 

 

“Foi uma excelente oportunidade poder explicar o funcionamento do nosso programa de robótica escolar aos vereadores, atendendo uma solicitação feita na última terça-feira e já agendada para hoje [quinta-feira]. Para nós e para os coordenadores do programa na Reme foi muito importante e sempre que formos acionados pela Câmara ou qualquer órgão de fiscalização estaremos prontos para atender e demonstrar a aplicação que será disponibilizada aos nossos alunos”, conclui a secretária Ana Paula. 

 

Comente esta notícia