00:00:00 Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024


Rural Terça-feira, 18 de Outubro de 2022, 15:31 - A | A

Terça-feira, 18 de Outubro de 2022, 15h:31 - A | A

Projeto

Alunos e técnicos da Agraer participam de sistema de irrigação e sombreamento em escola

Estiveram envolvidos 110 alunos do primeiro ano do ensino fundamental ao terceiro ano

Juliana VB
Capital News

Glória de Dourados foi contemplada com programa da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) concluída neste mês, com o projeto de irrigação da horta da Escola Estadual Weimar Torres, escola de campo situada no distrito de Guaçulândia. 

Denilson Secreta/Prefeitura de Campo Grande

Horticultores recebem apoio da prefeitura para impulsionar economia colaborativa

 

 

O trabalho foi desenvolvido pelo engenheiro agrônomo Cristian Felippi com a ajuda do estudante de agronomia Diego Sibin e de colaboradores da escola pública.

 

De acordo com a direção da escola, 110 estudantes do primeiro ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio e uma sala do pré-escolar desenvolvem atividades na Horta Escolar. O espaço também é utilizado nas aulas disciplina “Terra, Vida e Trabalho”, na qual se aborda a relação sustentável entre o homem e a terra, o respeito ao meio ambiente e a qualidade de vida no campo. 

Em pouco mais de 250m2 são cultivados alface, couve, cebolinha, coentro, salsa e tomatinho, sem utilizar nenhum tipo de agroquímico, o que garante qualidade e segurança para quem consome.

 

A produção da horta é destinada prioritariamente ao consumo interno, na merenda escolar. Já o excedente da produção é comercializado para a comunidade escolar – familiares dos estudantes, colaboradores da escola e moradores do distrito. Conforme a diretora, Eliane Monteiro de Brito, os valores arrecadados com a venda das hortaliças são investidos na própria escola.  

 

Para aumentar a produção e a qualidade dos produtos, o agrônomo da Agraer coordenou a construção de um sistema de irrigação e de sombreamento para a horta. O projeto foi finalizado no início deste mês e a comunidade escolar foi contemplada com a doação das hortaliças produzidas.

 

“O investimento em sombreamento e irrigação da horta é um sonho antigo da escola e com o apoio da Agraer pudemos concretizá-lo. A expectativa é que tenhamos hortaliças fresquinhas o ano todo para enriquecer a merenda e que nossos estudantes tenham a horta como espaço didático de aprendizado”, destacou o coordenador de Prática Inovadoras, professor João Ricardo Chiodi. 

 

Além do apoio da Agraer, a escola conta também com a ajuda da comunidade, que faz doações de adubo orgânico, madeira, arame liso e de mão-de-obra para os projetos desenvolvidos. Os alunos também auxiliam na horta de forma voluntária no contraturno das aulas. “Acreditamos que os projetos desenvolvidos neste espaço despertam o interesse pela ciência e norteiam os rumos acadêmicos de nossos alunos, além de levarem para casa o conhecimento necessário para produzirem as próprias hortaliças”, complementou o professor.

Comente esta notícia