Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Rural Quarta-feira, 04 de Setembro de 2019, 17:06 - A | A

Quarta-feira, 04 de Setembro de 2019, 17h:06 - A | A

carne bovina

Balanço comercial segue positivo no MS

Mato Grosso do Sul, segue com destaque para o aumento nas exportações de carne bovina

Adriana Ximenes
Capital News

Potal / MS

Balanço comercial segue positivo no MS

Exportação segue positiva

O Estado do Mato Grosso do Sul,  vendeu e comprou do exterior entre janeiro e agosto deste ano supera R$ 2 bilhões positivos, com destaque para o aumento nas exportações de carne bovina (+24,15%) e celulose (+10,84%). Os números constam da Carta de Conjuntura de setembro (ACESSE AQUI), elaborada pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

 

Para o secretário Jaime Verruck, MS continua expandindo seu mercado no exterior, com mudanças no ranking dos principais produtos. É o caso da soja, que apresenta queda de 44,16% no volume de venda, enquanto o milho teve alta de 266%. Já a celulose se mantém no topo com faturamento de US$ 1,380 bilhão no período.

 

Na ocasião a China ainda continua como principal destino das exportações do Estado, com 43,82% do total da pauta; Japão (124,25%) e Estados Unidos (85,15%) aparecem com expansão expressiva na compra de produtos sul-mato-grossenses. Os norte-americanos já figuram entre os principais parceiros comerciais, perdendo apenas para chineses e argentinos. Influenciado pela celulose, Três Lagoas continua sendo o município com maior volume de exportações (51,52%), seguido de Campo Grande (8,65%) e Dourados (7,47%).

 

Com relação às importações, o gás natural boliviano representa quase metade (49,82%) do que o Estado compra do exterior, um pouco abaixo do que representava no mesmo período do ano passado (53,31%). Em segundo vêm produtos químicos inorgânicos, tecidos e produtos metalúrgicos, que juntos somam 22% do montante importado.

 

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS