Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Rural Terça-feira, 15 de Outubro de 2019, 09:52 - A | A

Terça-feira, 15 de Outubro de 2019, 09h:52 - A | A

Vacinação

Definido calendário de vacinação contra febre aftosa

Em Mato Grosso do Sul terá início no dia 01/11

Laryssa Maier
Capital News

Arquivo/ Portal MS

Definido calendário de vacinação contra febre aftosa

O produtor que deixar de vacinar ou não registrar a vacina estará sujeito a multa

A equipe da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) mantém os bons resultados de vacinação conquistados em anos anteriores e que colocaram Mato Grosso do Sul entre os estados com os melhores números, deve ser repetido na campanha que iniciará no dia 1º de novembro nas três regiões sanitárias do Estado.

 

Enquanto trabalha intensamente para cumprir o cronograma do Programa Nacional de Febre Aftosa (PNEFA), a Iagro mantém a agenda de ações da campanha de vacinação que a partir do dia 15 de outubro abre o calendário para pedidos de antecipação da vacinação em todo o Estado, com previsão de imunizar mais de 21 milhões de animais entre bovinos e bubalinos.

 

Para as regiões do Planalto e Fronteira o período de compra e vacinação estarão abertos de 1º a 30 de novembro, e o de registro vai até 16 de dezembro. Já os pecuaristas do Pantanal poderão comprar e vacinar de 1º de novembro a 31 de dezembro e registrar até o dia 31 de dezembro.O produtor que deixar de vacinar ou não registrar a vacina estará sujeito a multa.

 

Definido calendário de vacinação contra febre aftosa

 

Na campanha deste ano, além de chamar a atenção para a obrigatoriedade da vacinação, a nova dosagem que é de 2 ml, e informar o calendário, a Iagro reforça aos pecuaristas os cuidados sobre todo processo até a aplicação da vacina e depois disso, conforme seguem:

 

-Compre as vacinas somente em lojas registradas.

-Verifique se as vacinas estão na temperatura correta (2° C a 8° C).

-Para transportá-las, use caixa térmica, coloque três partes de gelo para uma de vacina e lacre.

-Mantenha a vacina no gelo até o momento da aplicação. Escolha a hora mais fresca do dia e reúna o gado. Mas lembre-se: só vacine bovinos e búfalos.

-Durante a vacinação, mantenha a seringa e as vacinas na caixa térmica e use agulhas novas, adequadas e limpas. A higiene e a limpeza são fundamentais para a boa vacinação.

-Agite o frasco antes de usar e aplique a dosagem certa em todos os animais: 2 ml.

-O lugar correto de aplicação é a tábua do pescoço, podendo ser no músculo ou embaixo da pele. Aplique com calma.

-Não esqueça de preencher a Declaração de Vacinação e entregá-la na Iagro junto com a Nota Fiscal de compra das vacinas.

Definido calendário de vacinação contra febre aftosa

 

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS