Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 23 de Setembro de 2019, 11:56 - A | A

Segunda-feira, 23 de Setembro de 2019, 11h:56 - A | A

Safra 2019/2020

Estimativa é de 9,6 milhões de toneladas para safra de grãos

Com aumento de área a qual chega a 3,163 milhões de hectares

Laryssa Maier
Capital News

Divulgação/ Aprosoja/MS

Estimativa é de 9,6 milhões para safra de grãos 2019/2020

Presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi

O plantio de soja foi lançado oficialmente neste sábado (21) em Caarapó. Mato Grosso do Sul pode ter um aumento 6,17% em relação à safra passada, chegando a 3,163 milhões de hectares cultivados com soja na safra 2019/2020. 

 

O movimento reflete em especial a conversão de áreas de pastagens degradadas em agricultura. Porém, mais uma vez os agricultores terão que lidar com as intempéries climáticas, como a escassez de chuva no início da safra.

 

A expectativa é de que o Brasil se consolide como o maior produtor mundial de soja, com produção estimada em 123 milhões de toneladas de soja na safra 2019/2020. Segundo assessoria Mato Grosso do Sul se mantém como 5º maior produtor da oleaginosa no país, sendo que Mato Grosso possui a maior produção, seguido de Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás.

 

Para a próxima safra, as novas rotas de escoamento hidroviário, como os portos em Porto Murtinho, devem ajudar na redução do custo logístico para Mato Grosso do Sul, mas também na flexibilização de preços de insumos como fertilizantes e defensivos. Além disso, o grão continua atraindo novos investimentos importantes, como unidades de processamento e armazenamento de grãos para o Estado de Mato Grosso do Sul.

 

Titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o secretário Jaime Verrruck afirma que os números mostram que o Estado continua expandindo em área de agricultura e o Governo está atento e apoiando os produtores. “Temos avanços importantes em logística e estamos articulando novas linhas na tentativa de melhorar a maneira como escoamos a nossa produção. Precisamos dar condições dos agricultores terem a tranquilidade de poder produzir cada vez mais”.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS