Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Terça-feira, 08 de Outubro de 2019, 13:34 - A | A

Terça-feira, 08 de Outubro de 2019, 13h:34 - A | A

PREVENÇÃO

Famasul é uma das parcerias na Campanha Nacional de vacinação contra o Sarampo

“Mato Grosso do Sul e Rotary Club de Campo Grande conectados pela Saúde Infantil”

Laryssa Maier
Capital News

Divulgação/ FAMASUL

Famasul é uma das parcerias na Campanha Nacional de vacinação contra o Sarampo

Mauricio Saito presidente da Famasul e o Ministro da Saúde Mandetta

Em realização da Campanha Nacional de vacinação contra o Sarampo a Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) se tornou uma das  parceiras do Rotary Club de Campo Grande, lançada oficialmente na manhã desta segunda-feira (07). O evento contou com a presença do Ministro da Saúde, Henrique Mandetta, e teve Mauricio Saito como representante das dezenas de entidades participantes.

 

“Parabenizo, primeiramente, o Rotary Club pelos 80 anos, data que coincide com esse importante momento da saúde no Brasil. Com ciência e conhecimento conseguiremos mobilizar todos os municípios. A Famasul fará um intenso trabalho junto aos 69 sindicatos rurais para conscientizar todo o setor produtivo”, disse Saito, ressaltando que o Ministério da Saúde adquiriu mais que o dobro de doses em relação a 2018: passou de 30,6 milhões para 60,2 milhões.

 

Para o Ministro da Saúde, Henrique Mandetta, Rotary é responsável por custear parte do esforço mundial na estratégia de erradicação da poliomielite, na compra de vacina, construção de fábricas e principalmente no voluntariado nas campanhas. “Eu aprendi a importância das campanhas acompanhando meu pai e minha mãe, em vacinas da pólio com aquelas gotinhas nos anos 80”, ressaltou 

 

Também estiveram presentes no evento o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, secretário municipal de saúde, José Mauro Pinto de Castro Filho, presidente do Cosems (Conselho Estadual dos Secretários Municipais de saúde), Rogério Santos Leite, governador do Rotary Distrito 4470, Antônio Eliseo Caballero, e o presidente do Rotary Club de Campo Grande, Lucimar Lacerda de Melo.

 

Logística – A primeira fase, de 07 a 25/10, será voltada para a vacinação de bebês de seis meses a crianças de cinco anos. O Dia D de mobilização nacional será realizado no sábado, 19 de outubro, em todo o país. Já a segunda fase, de 18 a 30/11, vai focar nos jovens de 20 a 29 anos. O Dia D está marcado para 30 de novembro e será optativa a participação dos municípios.

 

Para ampliar a vacinação em todo país, o Ministério da Saúde adquiriu 114% a mais de doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, para 2019 e 2020 em relação a 2018, passando de 30,6 milhões para 60,2 milhões e 65,4 milhões de doses, respectivamente.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS