Campo Grande Sábado, 18 de Maio de 2024



Rural Quarta-feira, 16 de Julho de 2008, 18:36 - A | A

Quarta-feira, 16 de Julho de 2008, 18h:36 - A | A

Fiscalização do vazio sanitário da soja já aplicou 46 multas

Da Redação - (DA)

Iniciada no dia 7 deste mês, a fiscalização da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), que garante o cumprimento do período de vazio sanitário da soja, visitou 187 propriedades, em uma área total de 39 mil hectares, e aplicou 46 multas.

“As multas realizadas pelos fiscais da Iagro dizem respeito aos locais onde não foi cumprida a determinação de não plantar soja durante o vazio, ou ainda sobre áreas não cadastradas. Cerca de 60% das multas são para localidades que não constavam no sistema da agência”, explana Glaucy Ortiz, gestora da área de Defesa Sanitária Vegetal.

Glaucy acrescenta que, no ato de aplicação da multa, o produtor é obrigado a destruir a soja remanescente da última safra, conhecida como tigüera. Caso haja recusa, o fazendeiro pode ser multado mais duas vezes, triplicando o valor inicial de 1000 Uferms, que hoje chega a mais de R$ 13 mil.

A fiscalização do vazio sanitário teve início nos municípios de São Gabriel do Oeste, Dourados, Rio Brilhante e Ponta Porã. Os técnicos seguem agora para Costa Rica e Maracaju. O período de vazio sanitário vai até 30 de setembro em Mato Grosso do Sul, além de ser realizado em outros oito Estados (Mato Grosso, Maranhão, Paraná, Goiás, Bahia, Tocantins, São Paulo e Minas Gerais). (Com Assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS