Campo Grande Sábado, 18 de Maio de 2024



Rural Quinta-feira, 17 de Julho de 2008, 13:46 - A | A

Quinta-feira, 17 de Julho de 2008, 13h:46 - A | A

Lista de fazendas autorizadas a exportar para UE diminuiu

Da Redação - (DA)

Em vez de aumentar, a lista de fazendas do país autorizadas para exportar a União Européia (UE) diminuiu. Ao final de fevereiro, a lista tinha 106 propriedades e, ainda assim, gerou revolta de pecuaristas e frigoríficos que consideraram o número absurdo para atender um mercado do tamanha da Europa. Mas o fato é que a lista diminuiu. Até ontem, eram 90 propriedades.

Fontes do mercado afirmam que o problema é que faltam fiscais para auditar todas as fazendas e que, por isso, o ritmo de desabilitação de propriedades está mais acelerado do que o de habilitação. "Há fazendas que estão esperando por 60 dias a auditoria de fiscais do ministério", diz uma fonte que preferiu não se identificar.

A assessoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) afirmou que o órgão não se pronuncia sobre o assunto, tarefa que foi delegada ao Comitê Consultivo do Serviço Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov). O representante do ministério no conselho está de férias e o representante da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) no conselho não se pronunciou ontem pois não estava a par da situação, uma vez que dois membros do conselho estavam de férias.

A assessoria do Mapa se limitou a informar ontem que a redução no número de fazendas autorizadas se deve ao fato de os pecuaristas não estarem cumprindo as exigências da Instrução Normativa 17, que especifica as exigências para aprovação no Sisbov. (Fonte: Gazeta Mercantil)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS