Campo Grande Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Rural Quarta-feira, 29 de Julho de 2020, 10:15 - A | A

Quarta-feira, 29 de Julho de 2020, 10h:15 - A | A

Agricultura

Live discute oportunidades de uso da ILPF no Centro-Oeste

Iniciativa da Embrapa será discutida em live nesta quarta-feira

Hélder Rafael
Capital News

Kadijah Suleiman/CNA

ILPF: escolha de espécie e manejo de árvores é essencial para qualidade da madeira

 

Nesta quarta-feira (29), será a vez da Região Centro-Oeste no ciclo de lives sobre as oportunidades de uso dos sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta nas regiões brasileiras. A iniciativa da Embrapa, por meio da Rede ILPF, tem um evento online por semana e este será o segundo da série.

 

A live será transmitida às 19h pelo Canal da Embrapa no Youtube e pela página da Rede ILPF no Facebook. A gravação ficará disponível posteriormente no Youtube, para aqueles que não puderem acompanhar ao vivo.

 

Moderado pelo jornalista Gabriel Faria, o evento terá formato de mesa redonda. Participam os pesquisadores Lourival Vilela, da Embrapa Cerrados, Júlio César Salton, da Embrapa Agropecuária Oeste, e Maurel Behling, da Embrapa Agrossilvipastoril. O público participante poderá fazer suas perguntas e tirar suas dúvidas por meio do chat.

 

ILPF no Centro-Oeste

De acordo com pesquisa encomendada pela Rede ILPF, a região Centro-Oeste possui cerca de 40% da área com sistemas integrados de produção agropecuária no Brasil. Estima-se que essa área esteja entre 5 e 6 milhões de hectares, sendo que 80% são com integração lavoura-pecuária.

 

Mato Grosso do Sul e Mato Grosso são os dois estados com maior área com sistemas ILPF no país, enquanto Goiás e Distrito Federal juntos, ocupam a quinta posição. Embora ocupe a posição de destaque, há grande potencial de aumento da adoção da ILPF na região.

 

A necessidade de recuperação de pastagens degradadas, aumento de matéria orgânica no solo, rotação de culturas são exemplos de demandas do campo que podem ser resolvidas por meio da ILP. Da mesma forma, a melhoria do bem-estar animal, aumento de produtividade da pecuária e a demanda por biomassa por usinas de etanol de milho, são exemplos de oportunidades para uso do componente arbóreo nos sistemas produtivos.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS