Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Saúde Quarta-feira, 30 de Março de 2022, 08:03 - A | A

Quarta-feira, 30 de Março de 2022, 08h:03 - A | A

aedes aegypti

Aumento de notificações nos casos de dengue preocupa autoridades sanitárias

Agentes de combates as endemias do CCZ visitam moradores para vistorias e orientação

Rogério Vidmantas
Capital News

Assecom

Dengue Dourados

Agentes visitaram moradores de diversos bairros nos últimos dias

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Dourados tem alertado a população para a tendência de alta nas notificações dos casos de dengue. Isso por causa das condições climáticas que marcaram os últimos meses, com chuvas e agora com temperaturas mais amenas. Os agentes estiveram nesta terça-feira (29) na região do Jardim Flórida vistoriando e conscientizando os moradores para reforçar os cuidados contra o mosquito aedes aegypti, causador de doenças como a dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.

 

De janeiro até esta terça, foram registrados 43 casos positivos da dengue, 36 negativos e 39 estão aguardando resultado de análise. Em Dourados, o vírus circulante no momento é o tipo 1 e as regiões mais afetadas são o Altos do Indaiá e grande Flórida.

 

Luis Carlos Luciano Júnior, médico veterinário e coordenador do CCZ comentou sobre o período chuvoso das últimas semanas. “Tivemos um mês de março atípico, de março a maio era para chover 500mm e só em março já choveu em torno de 250mm. Isso favorece porque o aedes aegypti tem um ciclo muito rápido, em 7 dias nós temos todo o processo pronto para ter novos mosquitos”, explicou Luis.

 

Os principais sintomas e mais comuns são o aparecimento de manchas vermelhas na pele no terceiro ou quarto dia, febre acima de 38º graus e bastante cansaço. “Vamos reforçar a importância dos cuidados que a população precisa ter com o quintal, manter limpo, cuidar vasos de plantas e locais que possam acumular água. Tem que cuidar dos detalhes, copos, sacolas plásticas, tampinhas, ralos, qualquer lugar pode ser um criadouro. Se sentir sintomas, procure um médico”, completou o coordenador.

 

Comente esta notícia