Sábado, 20 de Abril de 2024


Saúde Quinta-feira, 28 de Fevereiro de 2019, 11:25 - A | A

Quinta-feira, 28 de Fevereiro de 2019, 11h:25 - A | A

Alerta

Casos de Dengue e febre Chikungunya aumentam em Dourados

Secretaria de Saúde confirma 60 casos de Dengue e dois de febre Chikungunya no ano

Renato Giansante
De Dourados para o Capital News

Divulgação/PMD

Casos de Dengue e febre Chikungunya aumentam em Dourados

Secretária de Saúde, Berenice Oliveira, e o adjunto, Vagner Costa

O aumento de notificações e casos confirmados de Dengue e febre Chikungunya está ligando um sinal de alerta na Secretaria Municipal de Saúde de Dourados. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, já são 159 notificações com 60 casos confirmados para a primeira doença e 21 notificações com duas confirmadas para a segunda.

 

Para a secretária de e Saúde, Berenice de Oliveira Machado Souza, os números mostram uma retomada da atividade do mosquito e destacam uma necessidade de continuação das ações para eliminação de criadouros. Para isso, ela conta com a parcela da população.

 

“Esta contribuição da população foi que determinou um ano de 2018 com tranquilidade em relação aos números da dengue, portanto, precisamos continuar com o trabalho conjunto”, disse.

 

O trabalho dos departamentos da Sems tem sido no campo das visitas e orientações nos bairros e é uma atividade que dura todo o ano, feita pelos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias. Muito mais pelo trabalho educativo, são estas visitas que permitem diminuir a incidência do mosquito e, consequentemente, das várias doenças que ele transmite.

 

Além disso, quando é descoberto algum ponto com maior incidência de focos, as equipes procedem com a aplicação do ‘fumacê’, uma intervenção mais incisiva. “Temos chuvas mais intensas e calor. Clima propício ao Aedes que se prolifera com mais facilidade neste período. Assim, as ações para cuidar que não haja foco também têm de ser mais recorrentes”, disse a secretária, lembrando que para além desta atuação entra a parcela de contribuição da população.

 

O mosquito Aedes aegypti também é o transmissor de uma terceira doença que causa preocupação: a Zika Virus. Porém, em Dourados, em 2019, tiveram apenas três notificações sem nenhuma confirmação.

Comente esta notícia