Divulgação
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul divulgou nesta quinta-feira (17) Boletim Epidemiológico com o registro de casos suspeitos e confirmados da gripe H1N1 e outras variantes. Em todo o Estado, foram catalogados 405 casos com 36 confirmados de pessoas que contraíram gripe. Entre esses, três são de H1N1, quatro de influenza B e 29 de H3N2.
A cidade de Dourados entra na lista com três casos suspeitos e notificados de H1N1, mas, segundo o coordenador de vigilância epidemiológica, Devanildo Souza, não foram confirmados. “Nos três casos foram realizados dois exames, o Imunofluorescência indireto e o RT-PCR e constaram negativos para a H1N1, ou seja, não há casos confirmados da doença até o momento em Dourados”, explica.
O coordenador detalha que os três casos suspeitos no município foram em pessoas do sexo feminino, sendo um bebê de 10 meses de vida, uma menina de três anos e uma mulher de 45 anos.
Segundo o relatório da SES, os casos confirmados em 2015 com H1N1 no Estado foram Campo Grande com duas ocorrências e Sidrolândia com uma. A Capital lidera o número de notificações com 106, em seguida aparecem São Gabriel d’Oeste e Sidrolândia com cinco cada. Apesar da quantia, não há mortes registradas este ano, diferente de 2014, quando 21 pessoas morreram após contraírem a H1N1, seguido de sete por influenza A/H3 sazonal e uma pela influenza “A” não subtipado.