O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) investe na renovação de equipamentos médico-hospitalares. A proposta é de modernizar o parque tecnológico da instituição e possibilitar maior agilidade aos atendimentos. Uma das últimas aquisições é o aparelho de Raio-X móvel, próprio para ser usado em pacientes que não podem se locomover até o dispositivo fixo.
O aparelho é usado em pacientes internados nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), que precisam da realização de exames, mas, devido à gravidade de seu quadro, não podem ser retirados de seus setores. “Pacientes como os recém-nascidos internados na UTI Neonatal e na Unidade de Cuidados Intermediários não podem ser levados até o aparelho fixo, pois o simples trepidar da incubadora pode causar lesões internas”, explica a engenheira clínica do HU-UFGD, Flávia Lefort Lamanna.
O Setor de Engenharia Clínica, vinculado à Gerência Administrativa do hospital, vem trabalhando para que os equipamentos da instituição sejam modernizados, aliando a aquisição de bons produtos à pesquisa dos melhores custos-benefícios. Atualmente, 25% dos aparelhos médico-hospitalares do HU-UFGD tem mais de dez anos e outros 12% estão entrando nesta categoria.
De acordo com a assessoria, com o investimento de R$ 94,5 mil, o novo Raio-X móvel tem diminuido o volume de exames realizados com os outros dois aparelhos já existentes: um também móvel e um fixo, localizado na Unidade de Diagnóstico por Imagem do hospital. Além dos cerca de 75 procedimentos efetuados em pacientes externos, em média mais 70 atendimentos internos (em pacientes internados) são feitos diariamente no HU-UFGD, sendo pelo menos 20 nas UTIs.
O aparelho é de fácil manuseio e possui tecnologia avançada, com monitor digital e grande flexibilidade, que permite uma diversidade de manobras, garantindo o posicionamento do equipamento onde for preciso.