00:00:00 Sexta-feira, 11 de Outubro de 2024


Saúde Quarta-feira, 20 de Maio de 2015, 17:31 - A | A

Quarta-feira, 20 de Maio de 2015, 17h:31 - A | A

Campanha de Vacinação

Perto do fim, Campanha da Vacinação está longe da meta em Dourados

Público alvo compõe uma população de aproximadamente 65 mil pessoas no município

Rogério Vidmantas
De Dourados para o Capital News

Chico Leite/ PMD

Gripe

Campanha Nacional de Vacinação termina nesta sexta-feira

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza termina nesta sexta-feira (22) e em Dourados nem a metade do público alvo foi imunizada. De acordo com os dados fornecidos pela Secretaria de Saúde, até essa quarta, apenas 39% dos cerca de 65 mil pessoas que se enquadram no quadro de público alvo. Esse número está longe da meta de 80% pretendida nesta reta final de campanha, mas está acima das médias estadual e nacional, 32 e 36%, respectivamente.


As pessoas que ainda não receberam a dose anual da vacina podem procurar uma das Unidades Básicas de Saúde da Família do município. Para a gerente de núcleo de imunização da secretaria Municipal de Saúde, Carla Cristina Ribeiro, quem ainda não foi vacinado, deve se apressar. “Quanto mais pessoas imunizadas, menos vírus circulando” explica.


Devem ser imunizadas crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, pessoas com 60 anos de idade ou mais, portadores de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, por exemplo; profissionais de saúde; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.


Todos devem levar às unidades de saúde carteirinha de vacinação. É importante ainda levar um documento pessoal com foto para comprovar a idade, os profissionais de saúde algum tipo de identificação do cargo e os portadores de doenças crônicas a prescrição médica ou estar cadastrado da unidade básica de saúde de referência de seu bairro.


“O doente crônico que já é acompanhado pela unidade básica não precisa da prescrição médica, basta ir ao posto de referência que costuma ser atendido para fazer a vacina porque já possui cadastro. Quem faz tratamento particular ou usa planos de saúde, precisa levar a prescrição”, explica a coordenadora.

Comente esta notícia