00:00:00 Segunda-feira, 07 de Outubro de 2024


Saúde Segunda-feira, 17 de Agosto de 2015, 18:43 - A | A

Segunda-feira, 17 de Agosto de 2015, 18h:43 - A | A

Campanha

Vacinação contra Polio em Dourados atinge 27% das crianças no 1º dia

Ao todo, a expectativa é imunizar cerca de 15 mil crianças em todo o município

Rogerio Vidmantas
De Dourados para o Capital News

Chico Leite/PMD

Vacinação contra Polio em Dourados atinge 27% das crianças no 1º dia

Campanha de vacinação contra a Poliomielite chegou aos postos

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação 2015 começou no último sábado (15) em todo o país. Em Dourados, o início foi marcado pelo “Dia D” com vacinação em diversos pontos da cidade, além dos postos de saúde. Neste primeiro dia, das 15 mil crianças que compõem a população alvo, 27% foram imunizadas. Agora a campanha segue em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família. 


A meta é atingir 95% do público a qual a campanha está direcionada até o dia 31 deste mês, para quando está previsto o término do período de imunização que protege contra a paralisia infantil. Os postos oferecem as doses, de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.


Devem tomar a vacina crianças de seis meses a cinco anos de idade que devem ser levadas pelos pais à unidade de saúde mais perto de casa munidos da carteirinha de vacinação. Além das doses contra a poliomielite, ainda serão verificadas as carteirinhas. Se necessário, serão aplicadas também as vacinas de rotina que por ventura estejam faltando à criança. Serão feitas ainda orientações sobre imunização e doenças


Esta é a 36ª Campanha realizada no país. Em 2015 comemora-se o 26º ano sem a doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990. Destaca-se que até que aconteça a certificação mundial da erradicação desse agente infeccioso, todas as ações devem ser mantidas, por isso a importância da mobilização. Mantendo elevada a cobertura vacina nos municípios é possível evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no país.

Comente esta notícia