Assessoria/UEMS
O projeto da sala é uma parceria entre a UEMS e a UFGD, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde
Foi inaugurada nesta segunda-feira (27) a Sala de Vacinas da Cidade Universitária de Dourados. O local já está em funcionamento para a Campanha de atualização vacinal da população de jovens e adultos da Cidade Universitária.
O projeto é uma parceria entre a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) juntamente com a Secretaria de Saúde Municipal.
Inicialmente, as doses disponíveis para imunização são de Hepatite B, Dupla Adulto ou Dupla Bacteriana, Febre Amarela e Tríplice Viral. O projeto original da Sala justifica que os frequentadores do espaço interinstitucional formado pelas duas Universidades possuem baixa participação nas ações e serviços de prevenção, principalmente por permanecerem a maior parte do tempo nos afazeres da universidade, sejam eles estudantes, docentes ou técnicos.
O vice-reitor da UEMS, Laércio de Carvalho, afirmou que o projeto viabilizou a concretização de um benefício a toda comunidade universitária. “Essa ação reforça o papel interinstitucional da UEMS e contribui para o fortalecimento de um dos nossos mais tradicionais cursos, que é o de Enfermagem”, destacou.
"A população da Cidade Universitária é produtiva, jovem e engajada e necessita de apoio e suporte de políticas públicas promovidas pelas duas Universidades juntamente com a Prefeitura", afirmou o prof. Me. Henrique Sartori, que representou, no evento, a reitora da UFGD, Liane Calarge.
A UEMS fornecerá a estrutura necessária para instalação da Sala e a Unidade de Suporte a Urgência (USU) da UFGD desenvolverá o trabalho por meio do Núcleo Municipal de Imunização, seguindo diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. A logística de funcionamento do espaço contará com o staff de profissionais tanto da USU/UFGD quanto de docentes e técnicos.
Serviço
A Sala de Vacina está localizada no prédio do Bloco D da UEMS (Bloco da Enfermagem). O horário de atendimento fixo será das 8h às 11h da manhã, de segunda à sexta-feira.
De acordo com o chefe da Seção de Projetos da Unidade, enfermeiro Alexandre Rodrigues Mendonça, a sala também pode ser utilizada em outras faixas de horário. "Como a USU-UFGD funciona até às 23h semanalmente, basta que os interessados procurem a unidade que os aplicadores virão à Sala de Vacina aplicar as imunizações", informa.