O aeroporto Francisco de Matos Pereira, de Dourados, movimentou 9.781 passageiros no mês de fevereiro e 11.932 passageiros em janeiro. Ao todo, no ano, o aeroporto já movimentou 21.713 passageiros, média de 10.856 por mês.
Se comparado com o mesmo período do ano passado, o crescimento é de 260%, de acordo com dados divulgados pela administração do aeroporto. Nos dois primeiros meses do ano passado foram movimentados 5.982 passageiros pela Azul, única companhia a operar na cidade na época. Em janeiro e fevereiro deste ano foram movimentados 15.731 passageiros a mais que no período do ano passado, chegando aos 21.713.
Atualmente duas companhias (Azul e Passaredo) operam em Dourados, com quatro embarques diários para São Paulo (Campinas e Guarulhos) e um para Campo Grande. A Azul transportou 11.627 e a Passaredo 10.086 passageiros nos dois primeiros meses deste ano.
Se persistir a média de 10 mil passageiros por mês, Dourados fechará o ano transportando acima de 120 mil passageiros, número que é o dobro dos 63 mil movimentados no ano passado.
Isso sem contar os passageiros do terceiro voo da Azul para Campinas, já aprovado pela Anac, previsto para começar no próximo dia 20. O voo 6906 parte de Campinas com destino a Dourados as 17h05s chegando às 18h10. No retorno (voo 6907) a decolagem em Dourados é às 18h35 com chegada em Campinas às 21h33. Os voos são as segundas, terças, quintas e sextas-feiras.
O aumento dos embarques e desembarques ocorre em função do crescimento econômico acelerado de Dourados e região e ainda de investimentos constantes da prefeitura para melhorar o aeroporto e garantir a expansão do número de voos. Depois que o prefeito Murilo assumiu a prefeitura em 2011, o aeroporto recebeu várias melhorias, como nova sala de embarque e estacionamento, além do esforço do prefeito para aumentar o número de voos.
A prefeitura aguarda recursos federais do “Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos” para melhorias na pista e construção de nova estação de passageiros. O governo federal também tem um recurso destinado a Dourados que está em poder do governo do Estado, de R$ 4,8 milhões, para investimento no aeroporto.
(Da assessoria)
.