O aeroporto Francisco de Matos Pereira, de Dourados, movimentou 11.932 passageiros no mês de janeiro. Foram 6.136 embarques e 5.796 desembarques. O resultado é 430% superior a janeiro do ano passado, quando o movimento somou 2.253 passageiros, conforme o balanço divulgado pela diretoria de aeroporto no fim de semana.
A movimentação de passageiros retrata o novo momento de Dourados, resultado dos investimentos realizados pela administração do prefeito Murilo tanto no aeroporto quanto na busca pelo desenvolvimento da cidade.
Os passageiros foram transportados pelas companhias Azul e Passaredo em quatro voos de ida e volta para São Paulo (Guarulhos e Campinas) e um para Campo Grande. O movimento também cresceu 12% em relação a dezembro de 2013, quando 10.609 passageiros embarcaram e desembarcaram no aeroporto. No ano passado o movimento foi de 63.297 passageiros, com média de 5.274 por mês.
Se persistirem esses números, o movimento deve superar em muito os cem mil passageiros previstos para 2014. Em fevereiro a Azul inicia um novo voo diário para Campinas, se tornando o quinto voo da cidade para o estado paulista. Isto deverá fazer crescer ainda mais o total de embarques e desembarques.
O prefeito Murilo aguarda recursos federais do “Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos” para melhorias na pista e estação de passageiros. O governo federal também tem um recurso destinado a Dourados que está em poder do governo do Estado, de R$ 4,8 milhões, que foi licitado em meados do ano passado.
Com os investimentos será possível a operação de aeronaves maiores, aumentando as opções de embarque e desembarque em Dourados. A proposta do prefeito Murilo é tornar Dourados um grande polo regional de transporte aéreo. (Da assessoria)
.