A partir desta segunda-feira (1º), os 33 agentes de trânsito selecionados pela prefeitura de Dourados, por meio de concurso público, estão nas ruas com o uniforme oficial e começaram a emitir notificações.
Segundo informações da prefeitura, os agentes podem ser identificados pela camisa amarela e calça cáqui. No início do mês de maio, começaram a abordagem apenas com a camiseta da Agência de Transporte e Trânsito (Agetran) como identificação.
A atuação dos agentes de trânsito é mais uma iniciativa do executivo municipal para garantir à população mais segurança no trânsito. A Agetran também foi criada na atual administração com o objetivo de organizar e cuidar melhor do trânsito da cidade.
Até agora a atuação dos agentes no trânsito de Dourados tinha sido apenas de caráter educativo, mas neste mês de julho eles começam a emitir notificações. Entre as principais irregularidades alvos de fiscalização dos agentes estão a falta de uso do cinto de segurança, avançar no sinal vermelho e estacionar em fila dupla.
Os agentes irão priorizar a área central, principalmente o centro comercial e as vias da região do terminal rodoviário que tiveram o sistema de trânsito alterado e passaram de mão dupla para mão única. No fim de semana eles organizaram o trânsito na Festa Junina.
O diretor da Agetran Walter Hora, explica que a função dos agentes não é apenas punir condutores infratores, mas também orientar para garantir maior segurança e fluidez no trânsito. Além disso, ele alerta que pedestres e ciclistas também serão advertidos sobre irregularidades, como não respeitar o sinal vermelho e cruzar fora da faixa.
“Temos situações corriqueiras como ciclistas trafegando pelas calçadas, na contramão e avançando sinal vermelho, como vemos frequentemente pedestres não utilizando a faixa para atravessar uma via. As leis de trânsito existem para todos e os agentes têm a responsabilidade de fazer com que sejam cumpridas”, afirmou Walter Hora.