00:00:00 Quarta-feira, 18 de Setembro de 2024


Dourados Quinta-feira, 29 de Maio de 2014, 19:15 - A | A

Quinta-feira, 29 de Maio de 2014, 19h:15 - A | A

Agetran faz blitz para educar sobre sinalização de trânsito

A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) da Prefeitura de Dourados realiza blitz para entrega de material informativo sobre sinalização de trânsito. A intenção é relembrar aos motoristas os significados de placas indicativas, de advertência e regulamentação; e outros conceitos como preferência dos pedestres e ciclistas em suas faixas indicativas. “O material entregue é bastante completo. Ele informa tanto o nome das placas, seu significado, quanto se as multas são gravíssimas, graves ou leves no caso do condutor infringi-las. É algo para o motorista ler em casa ou até mesmo guardar no carro para consultar quando tiver dúvida”, esclarece Nelson Almirão, diretor-presidente da Agetran.

O objetivo da atividade é, principalmente, garantir que todos os usuários trafeguem com segurança pelas vias, melhorando ainda o fluxo dos veículos e evitando multas. A ação tem um foco mais concentrado nos carros e motos que, segundo Almirão, são o elo mais forte do trânsito e precisam cuidar e respeitar a preferência dos pedestres e ciclistas.

“Os pedestres e ciclistas tem preferência quando estão nas faixas devidamente sinalizadas para eles, depois é que vem a preferência das motos e carros. A ação é para conscientizar os condutores de automóveis de que eles são o “elo mais forte” do trânsito e que o mais fraco precisa ser protegido, não só pelos agentes de trânsito, Detran, Agetran, leis ou polícia, mas, também por motoristas e motociclistas”, esclareceu.

De acordo com informações da Agetran, vale lembrar que as ações de conscientização são para evitar que o condutor cometa a infração.  A ideia é penalizar o condutor que comete infrações, nem promover uma fábrica de multas. A intenção é atender o que está descrito no Código de Trânsito Brasileiro, penalizar e conscientizar para que o motorista não cometa a mesma infração novamente.

A primeira blitz educativa relativa à sinalização ocorreu na manhã desta quinta-feira (29) às 9h30 em frente ao Terminal Rodoviário – Renato Lemes Soares e a tarde ocorreu outra. No entanto, são apenas duas de uma série de blitz com essa finalidade que serão realizadas no município.

 

Comente esta notícia