Uma parceria firmada entre a Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul promoverá o cadastro dos artesãos de Dourados no Sistema Nacional (Sicab). Dois técnicos da fundação estarão em Dourados nos dias 13 e 14 de maio para efetuar o cadastro, além de oferecer orientações gerais os artesãos locais.
A ação é da Secretaria de Cultura, que há alguns meses colaborou para a fundação da Associação Casa do Artesão de Dourados (Acad). A entidade assumiu o comando da Casa do Artesão, no Terminal Rodoviário.
O Cadastro
Para fazer o cadastro os artesãos deverão comparecer à Secretaria de Cultura, no Teatro Municipal, no dia 13 das 13h às 17h ou dia 14, das 7h30 às 12h, levando o CPF, RG, comprovante de residência e uma foto 3x4. Além disso, é preciso que o artesão leve uma amostra do seu produto artesanal pronta e uma peça para demonstrar a técnica artesanal (começar ou terminar) durante 15 minutos aos técnicos.
Os responsáveis pelo cadastramento esclarecem ainda que se o profissional já possuir a carteira de artesão MS, mas não tiver realizado o cadastro no sistema nacional, ou se a carteira de artesão estiver vencida, ele poderá ser inscrito sem passar pela demonstração e sua nova carteira será encaminhada com as novas. Posteriormente, as novas carteiras serão enviadas pelos Correios.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Dourados)