A prefeitura de Dourados colocou uma patrulha mecanizada à disposição do Assentamento Amparo, no distrito de Itahum, a 70 quilômetros do município para a preparação do solo para o plantio do milho safrinha e para recuperação de pastagem degradada.
Segundo a diretora de Agricultura Familiar da Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Semafes), Rosemara Osório, esta é a primeira vez que os assentados recebem apoio permanente do Executivo municipal.
Alguns produtores estão plantando o milho safrinha e outros estão reformando as pastagens para a produção de leite. Neste caso, a prefeitura também aplica o calcário necessário para a correção do solo.
A prefeitura gasta pelo menos R$ 100,00 por hora na operação de cada trator. Isso inclui salário do tratorista, alimentação e manutenção. O produtor paga o custo do óleo diesel apenas. O assentamento Amparo tem 69 assentados.
O apoio não fica apenas no preparo do solo. O secretário Landmark Ferreira Rios trabalha para aprovação de projeto e formação de parcerias para ampliar as opções de produção para os assentados.